Mistérios, por Dário Gomes

DÁRIO GOMES*
Por vezes nos deparamos com a expressão: “Isso é mistério”. Mas o que vem a ser isso?

No dicionário “on line” encontramos a seguinte definição: Mistério é tudo que tem causa oculta, desconhecida ou é incompreensível, inexplicável. 

Como vemos, mistério é o inexplicável. Mesmo vendo o fato ou ouvindo o relato, não dá para entender, é como se a mente não absorvesse o que está acontecendo.

Existem fenômenos que são verdadeiros mistérios, alguns dos quais já foram estudados pelo homem, mas que nunca chegaram a uma real conclusão, permanecem como uma incógnita no tempo, talvez um dia, alguém os explicará.

Dentre os mistérios mais famosos estão: os muitos desaparecimentos de aviões e navios no Triângulo das Bermudas conforme o leitor pode ler no seguinte endereço:
(http://mundoestranho.abril.com.br/)

Também temos as misteriosas gravuras gigantes de Nazca no Peru: (https://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/05/20/ult4466u583.jhtm)

Mas a bíblia também possui muitos mistérios, alguns dos quais são impossíveis de se explicar pela razão humana, mas crido por meio da fé. Também o Senhor Jesus falou em mistérios para os que lhes ouviam. 

Está escrito: Lucas 18:31-34 - E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. E eles nada disto entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia.

Porque eles não entendiam o que Jesus lhes falava? Haja vista, Jesus estar usando a mesma língua deles, e falava abertamente acerca do que lhe iria acontecer.

Entendemos que dentre os muitos mistérios registrados na bíblia, motivos havia para que continuassem sendo mistérios e podemos classificar, dentre outros, quatro motivos pelos quais Jesus falava em mistérios:

1º - Alguns mistérios não são revelados porque estão reservados exclusivamente para Deus. Deuteronômio 29.29.

2º - Existem outros que só eram revelados depois, para não atrapalhar os planos acerca daquele assunto. Marcos 9.9

3º - Existem outros que não são revelados porque os que os ouvem não suportariam conhecer ou ter ciência do fato que irá acontecer ou pelo que vão passar. Lucas 9:44-45.

4º - Existem aqueles que não foram revelados com o propósito de fazer com que os ouvintes não entendessem mesmo, porém revelado a quem era de interesse revelar. Marcos 4.11, 12.

A bíblia é um mistério, desde a antiguidade até aos dias de hoje, porém revelada àqueles a quem Deus quiser revelar. Está escrito: I Corintios 1:18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Atos 28:23-27 - E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde. E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam. E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.

A mente humana, por si só, é incapaz de dar a revelação da Palavra. É um mistério somente revelado pelo Espírito Santo. È uma obra que só Deus pode medir.

I Corintios 2:12-16 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Um abraço e até a próxima se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

FAMILIARES E AMIGOS SE DESPEDEM DO RADIALISTA AGNALDO SILVA

PARA RECORDAR. MATÉRIA QUE FIZ COM AGNALDO SILVA EM 2014

Deputado fala sobre necessidade de movimento jurídico para barrar privatização da Eletrobras

DISTRITO DE PÃO DE AÇÚCAR É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO SBT POR CAUSA DA VIOLÊNCIA

PRUDÊNCIO GOMES: "ESTOU À DISPOSIÇÃO DO POLO DE CONFECÇÕES"