Mistérios, por Dário Gomes

DÁRIO GOMES*
Por vezes nos deparamos com a expressão: “Isso é mistério”. Mas o que vem a ser isso?

No dicionário “on line” encontramos a seguinte definição: Mistério é tudo que tem causa oculta, desconhecida ou é incompreensível, inexplicável. 

Como vemos, mistério é o inexplicável. Mesmo vendo o fato ou ouvindo o relato, não dá para entender, é como se a mente não absorvesse o que está acontecendo.

Existem fenômenos que são verdadeiros mistérios, alguns dos quais já foram estudados pelo homem, mas que nunca chegaram a uma real conclusão, permanecem como uma incógnita no tempo, talvez um dia, alguém os explicará.

Dentre os mistérios mais famosos estão: os muitos desaparecimentos de aviões e navios no Triângulo das Bermudas conforme o leitor pode ler no seguinte endereço:
(http://mundoestranho.abril.com.br/)

Também temos as misteriosas gravuras gigantes de Nazca no Peru: (https://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/05/20/ult4466u583.jhtm)

Mas a bíblia também possui muitos mistérios, alguns dos quais são impossíveis de se explicar pela razão humana, mas crido por meio da fé. Também o Senhor Jesus falou em mistérios para os que lhes ouviam. 

Está escrito: Lucas 18:31-34 - E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. E eles nada disto entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia.

Porque eles não entendiam o que Jesus lhes falava? Haja vista, Jesus estar usando a mesma língua deles, e falava abertamente acerca do que lhe iria acontecer.

Entendemos que dentre os muitos mistérios registrados na bíblia, motivos havia para que continuassem sendo mistérios e podemos classificar, dentre outros, quatro motivos pelos quais Jesus falava em mistérios:

1º - Alguns mistérios não são revelados porque estão reservados exclusivamente para Deus. Deuteronômio 29.29.

2º - Existem outros que só eram revelados depois, para não atrapalhar os planos acerca daquele assunto. Marcos 9.9

3º - Existem outros que não são revelados porque os que os ouvem não suportariam conhecer ou ter ciência do fato que irá acontecer ou pelo que vão passar. Lucas 9:44-45.

4º - Existem aqueles que não foram revelados com o propósito de fazer com que os ouvintes não entendessem mesmo, porém revelado a quem era de interesse revelar. Marcos 4.11, 12.

A bíblia é um mistério, desde a antiguidade até aos dias de hoje, porém revelada àqueles a quem Deus quiser revelar. Está escrito: I Corintios 1:18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Atos 28:23-27 - E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde. E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam. E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.

A mente humana, por si só, é incapaz de dar a revelação da Palavra. É um mistério somente revelado pelo Espírito Santo. È uma obra que só Deus pode medir.

I Corintios 2:12-16 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Um abraço e até a próxima se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia