Após 12 anos, Pernambuco volta a sediar Bienal da UNE com programação direcionada à juventude de forma totalmente gratuita


Pelo menos dez mil jovens e adolescentes são esperados para a 14ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR). O Governo de Pernambuco é o principal patrocinador do evento, com investimento de R$ 3 milhões e execução de ações de diversas secretarias estaduais. A programação completa está disponível no Instagram da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) - @criancaejuventudepe.

Shows, rodas de debates, mostras de arte, oficinas e apresentações culturais são algumas das atividades previstas na programação da Bienal. A secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, comemora o retorno da programação em Pernambuco após mais de uma década. “A integração e a troca de experiências de jovens do Brasil inteiro se dará, mais uma vez, no nosso Estado, porque a governadora Raquel Lyra é extremamente sensível à pauta da juventude e a trata como prioridade, entendendo a potência e protagonismo dos nossos jovens, que não são só o nosso futuro, mas, principalmente, o nosso presente” destaca Yanne.

Diversas secretarias de Estado também estarão apresentando seus programas voltados à juventude no estande do Governo de Pernambuco, localizado na entrada principal do evento, no Centro de Convenções. O espaço contará com uma programação repleta de serviços essenciais e atividades interativas e informativas voltadas a adolescentes e jovens, bem como para o público em geral.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento para o ID Jovem, programa que oferece uma série de benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de gratuidades e descontos em transporte interestadual para jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos.

Uma das novidades desta Bienal é a participação dos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), que terão um estande para a comercialização de artesanatos como indumentárias carnavalescas, cordéis e utensílios diversos. Suas habilidades artísticas em oficinas de música, fotografia e percussão também serão demonstradas no espaço. A iniciativa promove o protagonismo juvenil e demonstra como a arte e a cultura podem ser ferramentas de reintegração social, oferecendo novas perspectivas para o futuro desses jovens.

Reforçando o papel da UNE em unir e fortalecer a juventude de todo o país, Manuella Mirella, presidente da instituição, destacou a importância do evento como um ponto de encontro para o desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo jovem. "A parceria firmada com o Governo de Pernambuco permitiu a realização da Bienal, um movimento vital de diálogo e construção coletiva, que este ano conta com a rica diversidade cultural de Pernambuco, fortalecendo o compromisso do Estado com as políticas públicas voltadas aos jovens. Um cenário ideal para essa grande celebração da juventude brasileira", afirma.

Fórum - O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventudes (Fonajuve) desempenha um papel estratégico na articulação de políticas públicas voltadas para os direitos e a participação dos jovens. Durante a Bienal, o órgão estará presente realizando sua assembleia, com a participação de gestores públicos de todo o país, além de promover a troca de experiências entre jovens líderes de todo o país. A iniciativa visa fortalecer as redes de apoio e compartilhar políticas, programas e ações que impactam diretamente as comunidades jovens, promovendo a construção de políticas públicas mais direcionadas e conectadas às necessidades dessa geração.

Todos os programas do Governo de Pernambuco voltados às juventudes estarão expostos no estande

Confira mais detalhes de algumas das ações previstas para o estande do Governo:

Criança e Juventude: Equipes da Secretaria da Criança e da Juventude também estarão disponíveis no local para orientar os visitantes sobre os ações e programas estaduais à disposição para faixa etária, como as Casas das Juventudes, o Co.liga, plataforma que oferece cursos digitais com emissão de certificados visando a empregabilidade e a qualificação jovem, e distribuição do Estatuto da Juventude, reforçando a importância de conhecer direitos e garantias legais para esse público.

Na programação cultural do estande, o público poderá prestigiar a apresentação do artista Ciel Santos, que se apresentará na quinta-feira (30) com um show especial, trazendo um repertório que mistura ritmos tradicionais com influências modernas, celebrando a rica diversidade cultural do estado. Jogos interativos, cine debates, mostras de talentos, batalhas de poesia e apresentações realizadas por adolescentes e jovens das Casas das Juventudes de Itapissuma, Glória do Goitá e Paudalho também fará parte da grade de atividades.

Saúde: A Secretaria da Saúde disponibilizará serviços de orientação sobre saúde sexual e reprodutiva, além de vacinação e a distribuição de preservativos, promovendo ações educativas para a conscientização sobre a importância da saúde integral para o bem-estar dos jovens.

Cultura: Por meio da Coordenação de Literatura, a Secretaria da Cultura promoverá a ação “Livros Livres”, disponibilizando livros para troca e distribuição, além de apresentar o Censo Cultural, que busca mapear as ações e manifestações culturais no Estado. Também serão apresentados os editais de premiação, bolsas e fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), oferecendo aos jovens oportunidades de acesso à cultura e ao financiamento de suas produções artísticas.

Mulher: Com uma programação voltada à promoção de direitos e à conscientização sobre igualdade de gênero, a Secretaria da Mulher estará no local oferecendo encaminhamentos para a rede estadual de acolhimento e serviços estaduais que auxiliam mulheres em situação de vulnerabilidade, além de jogos interativos e um Cine Clube, que exibirá produções audiovisuais sobre questões relacionadas à mulher, proporcionando debates sobre empoderamento, diversidade e enfrentamento à violência.

Serviço: Após 12 anos, Pernambuco volta a sediar Bienal da UNE com programação direcionada à juventude de forma totalmente gratuita
Data: De 29/01 a 02/02
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (além de outras agendas descentralizadas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado