Candidatos ao governo de PE nas eleições de 2018: veja quem são

Próximo passo é o registro na Justiça Eleitoral, que pode ser feito até o dia 15 de agosto

Por G1 PE

Veja quem são os candidatos ao governo de Pernambuco já definidos para as eleições 2018

Armando Monteiro (PTB)

Armando Monteiro é candidato ao governo de Pernambuco pelo PTB (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A coligação "Pernambuco Vai Mudar" oficializou, neste sábado (4), a candidatura de Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo de Pernambuco. O anúncio foi feito na convenção da chapa, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Além do PTB, outros 12 partidos compõem a coligação: DEM, PSDB, PRB, Podemos, PSC, PPS, PMB, PSDC, PV, PSL, PHS e PRTB. O vereador do Recife Fred Ferreira (PSC) é o candidato a vice do grupo.

Natural do Recife, Armando Monteiro Neto tem 66 anos e é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e em direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

Ele exerce mandato de senador por Pernambuco desde 2011. Foi eleito deputado federal por três vezes (1998, 2002 e 2006), presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), além de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

Dani Portella

Dani Portela é candidata ao governo de Pernambuco pelo Psol (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A coligação "A Esperança Vence o Medo" oficializou, neste sábado (4), a candidatura de Dani Portela (Psol) ao governo de Pernambuco. O anúncio foi feito na convenção da chapa, realizada na Casa Marielle Franco, sede do Partido Socialismo e Liberdade, no Centro do Recife.

Além do Psol, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) também faz parte da chapa majoritária, com a candidatura da educadora social Gerlane Simões a vice-governadora.

Natural de Olinda, Danielle Gondim Portela dos Santos é advogada e historiadora formada pela Universidade Católica de Pernambuco e tem mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como professora pela Universidade Federal da Paraíba e como pesquisadora vinculada ao Departamento de Paleontologia da UFPE.

Atualmente, a candidata do Psol atua como advogada popular especializada em questões de violência contra a mulher e também atua em questões sindicais.

Júlio Lóssio (Rede)

Júlio Lóssio é candidato ao governo de Pernambuco pela Rede (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A Rede Sustentabilidade oficializou, na sexta-feira (3), a candidatura de Júlio Lóssio ao governo de Pernambuco. O anúncio foi feito na convenção do partido, realizada em um hotel no Pina, bairro da Zona Sul do Recife.

Nascido em Manaus, no Amazonas, Júlio Lóssio tem 46 anos e é formado em medicina na Universidade Federal de Pernambuco, além de ter especialização em oftalmologia clínica e cirúrgica.

Ele foi eleito prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em 2008 e foi reeleito para o cargo em 2012, em ambos os mandatos como filiado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Desde fevereiro de 2018, é filiado à Rede Sustentabilidade.

Maurício Rands

Maurício Rands é candidato ao governo de Pernambuco pelo Pros nas eleições 2018 (Foto: Larissa Pereira/TV Globo)

A coligação "O Pernambuco que Você Quer" oficializou, neste domingo (5), a candidatura do advogado Maurício Rands (Pros) ao governo de Pernambuco nas Eleições 2018. A convenção ocorreu no Empresarial RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.

Além do Pros, a coligação inclui o PDT, com a candidatura da vereadora Isabella de Roldão a vice-governadora, e o Avante.

Natural do Recife, Maurício Rands tem 56 anos, é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e tem PHD pela Universidade de Oxford, nos Estados Unidos. Foi eleito deputado federal em 2002 e continuou no cargo até 2012, por três mandatos seguidos. Ele atua como secretário de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Paulo Câmara

Paulo Câmara é candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB nas eleições 2018 (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A coligação "Frente Popular de Pernambuco" oficializou, neste domingo (5), a candidatura do governador Paulo Câmara (PSB) ao governo de Pernambuco nas Eleições 2018. A convenção ocorreu no Clube Internacional do Recife, na Zona Oeste da cidade.

Além do PSB, outros 11 partidos compõem a chapa: SD, PPL, PMN, PSD, PR, PP, PCdoB, PT, MDB, Patriota e PRP. A atual deputada federal Luciana Santos (PCdoB) foi apresentada como vice da chapa.

Natural do Recife, Paulo Henrique Saraiva Câmara tem 45 anos e é formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pela mesma instituição, é especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública.

Câmara também é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e atua no governo de Pernambuco desde a gestão de Eduardo Campos (PSB), iniciada em 2007. Durante o governo do socialista, foi secretário de Turismo e da Fazenda. Em 2014, foi eleito governador de Pernambuco com 68% dos votos.

Simone Fontana (PSTU)

Simone Fontana é candidata ao governo de Pernambuco pelo PSTU (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou, na quarta-feira (1º de agosto), a candidatura de Simone Fontana ao governo de Pernambuco. O anúncio ocorreu na sede do Movimento de Trabalhadores Cristãos do Recife, no Centro da capital pernambucana. O candidato a vice é o sindicalista Jair Pedro.

Natural de São Paulo, Simone Fontana é professora, tem 52 anos e é uma das fundadoras do PSTU em Pernambuco. Formada em pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e pós-graduada em educação e linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela atua na rede estadual de ensino desde 1985 e na municipal desde 1996.

Já foi candidata a senadora, a deputada estadual, a prefeita e a vereadora da capital pernambucana, além de ter sido dirigente do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).

Datas das convenções
DataPartidoCandidatoCidade
23/7NovoSem candidatoRecife (PE)
28/7PSL / PHS / PV / PRTBApoio a Armando MonteiroRecife (PE)
1º/8PSTUSimone FontanaRecife (PE)
3/8MDBApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
3/8PSDApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
3/8RedeJúlio LóssioRecife (PE)
4/8PSOL / PCBDanielle PortelaRecife (PE)
4/8PTB / PSDB / PPSArmando MonteiroRecife (PE)
4/8SDApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
4/8PRPApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
4/8PPLApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
5/8PSBPaulo CâmaraRecife (PE)
5/8PPApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
5/8PDTApoio a Maurício RandsRecife (PE)
5/8PMNApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
5/8PCdoBApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
5/8PRApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
5/8AvanteApoio a Maurício RandsRecife (PE)
5/8PTApoio a Paulo CâmaraRecife (PE)
5/8PROSMaurício RandsRecife (PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia