Setembro Safira: Oftalmologista alerta e conscientiza sobre o uso correto das lentes de contato


Uma das complicações mais preocupantes decorrentes do uso inadequado das lentes de contato são as úlceras de córnea, que são graves e podem levar à perda da visão 

Setembro é o mês alusivo à conscientização e educação sobre o uso correto das lentes de contato, conhecido como Setembro Safira. Usadas de forma incorreta, as lentes podem causar problemas como infecções oculares, ressecamento e irritação. Uma das complicações mais preocupantes decorrentes do uso inadequado das lentes de contato são as úlceras de córnea, que são graves e podem comprometer a visão.
 

Criadas há mais de 130 anos, as lentes de contato proporcionam uma melhor qualidade de visão para quem precisa e, para outros, são buscadas por questões estéticas. Contudo, independentemente do motivo, o uso das lentes com orientação de um oftalmologista é fundamental, pois há adaptações importantes que variam de pessoa para pessoa, bem como a escolha do tipo ideal de lente.
 

A oftalmologista e médica do Instituto de Olhos do Recife (IOR), Alzira Lins, explica os erros mais comuns cometidos pelos pacientes. “Não fazem revisões periódicas das lentes, não seguem o tempo de uso recomendado, não fazem o descarte correto das lentes e, além disso, não realizam a limpeza e desinfecção adequadas”, destaca.
 

De acordo com a médica, pacientes com complicações decorrentes do mau uso das lentes já chegaram ao seu consultório. “Já atendi pacientes com complicações graves pelo uso inadequado das lentes. Por exemplo, tive uma paciente que achou que tinha retirado a lente de contato do olho e passou oito dias com ela no olho. Resultado: teve uma úlcera de córnea severa e quase perdeu a visão”, conta.
 

A especialista conclui explicando quais hábitos devem ser seguidos por quem usa lentes, além da ida ao oftalmologista. “Os cuidados essenciais com as lentes são: manter a higiene, lavar bem as mãos antes de manuseá-las, não dormir com as lentes, não usá-las em piscinas ou no banho, ter cuidados com maquiagem e trocar o estojo das lentes com frequência”, informa.
 

Mitos sobre as lentes de contato:

  • Podem se perder no olho, por exemplo, "cair atrás do olho"
  • Não podem ser usadas por pessoas que têm olho seco
  • Qualquer lente serve, se o grau for igual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia