MCTI desembarca em Pernambuco para transformar Recife na Capital da Ciência

Pasta participa da 77ª Reunião Anual da SBPC; programação inclui exposições, debates e ações voltadas à ciência, tecnologia e inovação

Foto: Diego Galba (Ascom/MCTI)


De 13 a 19 de julho, Recife, que já é uma cidade efervescente, diversa e multicultural, passa a ser também a Capital da Ciência Brasileira. Durante sete dias, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desembarca no município para a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, maior evento científico da América Latina, que será realizado no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Ao longo da semana, a população pernambucana poderá conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo MCTI e suas unidades vinculadas na ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que ocorre durante as Reuniões Anuais da SBPC. 27 das 29 instituições ligadas ao Ministério estarão presentes, apresentando seus principais projetos e resultados, além de institutos de pesquisa, agências de fomento e setor empresarial, com as mais novas tecnologias e inovações desenvolvidas no país.

A exposição agrada a todos os públicos, com atividades interativas e lúdicas. Os projetos apresentados vão desde a preservação da biodiversidade amazônica ao monitoramento de desastres naturais, passando pela produção de mudas micropropagadas para agricultura sustentável, pesquisa em inteligência, tecnologias espaciais, até sobre o uso da palma forrageira (Opuntia sp.) como ingrediente para a produção de alimentos saudáveis e próprios ao consumo humano.

Um dos grandes exemplos é o Planetário Inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), órgão vinculado ao MCTI. O equipamento consiste em uma cúpula inflável onde são simuladas imagens do céu noturno visto da Terra, oferecendo ao espectador a oportunidade de compreendê-lo melhor. A surpresa é poder observar, através da simulação,o céu no período da noite sem poluição atmosférica ou excesso de luzes, fatores que impedem a visualização da imensa quantidade de estrelas.

Outra ação que também desperta a atenção do público é o trabalho do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), também vinculado ao MCTI. Com sede no Recife, o Cetene desenvolve mudas micropropagadas na Biofábrica Governador Miguel Arraes, produzindo plantas de interesse econômico e social, em larga escala, para região Nordeste. Sua principal técnica é a cultura de tecidos vegetais, através da micropropagação, resultando em mudas de alta qualidade, resistentes e livres de pragas, doenças e contaminantes do solo.

Na ExpoT&C, o MCTI também promoverá palestras e debates em um auditório montado no próprio espaço, além de uma exposição sobre os 40 anos da pasta, completados este ano. O Ministério também marcará presença na SBPC Jovem, espaço voltado, sobretudo, para estudantes e professores da educação básica, com o estande do Pop Ciência, programa estratégico dedicado à popularização da ciência. A exposição receberá visitas de escolas, mas também estará aberta ao público, com entrada gratuita, de segunda a sábado.

Ministra Luciana Santos na SBPC

A atuação da ministra Luciana Santos no comando do MCTI tem sido marcada pelo fortalecimento da pesquisa nacional, da inovação e da popularização da ciência. Pernambucana e à frente de uma das pastas estratégicas do governo federal, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação participa, no domingo (13), da Sessão Solene de abertura da 77ª Reunião Anual da SBPC. A cerimônia será realizada a partir das 17h30, no Teatro do Parque, que fica localizado na Rua do Hospício, 81 - Boa Vista, Recife.

A ministra também cumpre quatro agendas de destaque na programação geral do evento. A primeira é a abertura da ExpoT&C, montada na UFRPE, na segunda-feira (14), às 8h. Em seguida, ela realiza a Conferência, tradição reservada aos titulares do MCTI, às 10h. Ainda na segunda, participa da Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do MCTI. O ato ocorrerá no Salão Nobre, localizado no prédio central da Reitoria. A ministra também marca presença em mesa da SBPC Mulher, uma das novidades este ano que abordará questões de gênero, raça/etnia, classe social, geração entre outras, nas suas relações com as políticas públicas, especialmente de educação, ciência e tecnologia.


Temas abordados

Durante a SBPC, o MCTI promoverá debates de temas como ciência aberta, infraestrutura de pesquisa, polos de inovação, transição energética, Amazônia, comunicação científica, tecnologia social e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. As discussões reforçam o papel do ministério na formulação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.


Para conferir a programação completa da SBPC, acesse sbpc.ufrpe.br/principal

Confira fotos da 76ª SBPC, realizada em Belém-PA, em 2024: FOTOS SBPC

Fotos do MCTI - www.flickr.com/photos/sintonizemcti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre