Adagro inicia em maio a Campanha de Atualização Cadastral 2026
O cadastro dos rebanhos e das propriedades rurais é obrigatório para o controle sanitário
Produtores pernambucanos devem ficar atentos para a primeira etapa da Campanha de Atualização Cadastral 2026, que acontece de 1 a 31 de maio de forma presencial, em todos os 162 escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro, - incluindo os que estão em funcionamento com o apoio das prefeituras, ou pela internet, para aqueles eu estiverem com seu cadastro em dia e tiverem senha de acesso, por meio do site www.adagro.pe.gov.br, acessando o Sistema de Integração Agropecuária - Siapec.
Todo criador de animais precisa comparecer obrigatoriamente para atualizar a ficha sanitária de todos os animais. Quem não comparecer terá o seu cadastro bloqueado, ficando impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando sujeito à advertência e multa, além de ficar impedido de acessar créditos agropecuários.
Instituída pela Portaria Adagro nº 065, de 30 de outubro de 2024, a campanha obrigatória de atualização ocorre duas vezes por ano (maio e novembro). “O objetivo é promover o controle sanitário, aperfeiçoar as ações de proteção e monitoramento da sanidade animal, além de garantir o trânsito seguro de animais que circulam no estado”, informa o diretor-presidente da Agência, Moshe Dayan Fernandes.
Saiba o que informar - Para atualizar os rebanhos, o produtor deverá informar os seguintes dados: quantitativos de animais existentes, incluindo nascidos e mortos após a última campanha (realizada em maio), por espécie, sexo e faixa etária; documento pessoal (CPF ou CNPJ) e da propriedade, além da localização geográfica.
Números - Devem atualizadas pelo produtor rural as informações de todos os animais sob a sua responsabilidade: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves comerciais e de subsistência, animais aquáticos e abelhas. De acordo com dados do Siapec, Pernambuco conta com 218,9 mil propriedades rurais e 259 mil produtores cadastrados. Os maiores rebanhos são: ovino (3,5 milhões de animais), caprino (3 milhões), bovino (2,63 milhões de cabeças de gado), equino (94,3 mil), suíno (75,1 mil) e aves (60,9 mil).
Toda a equipe de fiscais estaduais agropecuários e assistentes de defesa agropecuária da Agência está mobilizada para a Campanha durante todo o mês. Moshe Dayan Fernandes, lembra que Pernambuco e o Brasil receberam em 2025 o reconhecimento do status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a atualização cadastral é de extrema importância para a manutenção desse status sanitário do Estado.
O coordenador do Programa de Vigilância da Febre Aftosa da Adagro, Edmilson Martins reforça que “a ação é fundamental para gestão e a defesa agropecuária de Pernambuco e os dados sobre quantidade de animais e localização das propriedades permite uma rápida resposta em caso de notificação de alguma doença, além de colaborar com a formulação de políticas públicas voltadas para o agro, além de reforçar a nas atividades de fiscalizações de trânsito agropecuário e maior controle sanitário de eventos como feiras, leilões e exposições, onde ocorre aglomeração de animais”.
Desafio – Ainda tem sido um desafio para a Adagro aumentar os índices de atualização cadastral dos rebanhos de caprino, ovino e suíno - Este ano, a equipe da Gerência de Defesa Animal está reforçando o comparecimento dessas espécies para garantir um melhor índice de atualização. A superintendente de Defesa e Inspeção Animal da Adagro, Samy Bianchini, explica que é a partir dessas informações que as ações são planejadas e é realizado o monitoramento de defesa animal, garantindo uma sanidade efetiva dos rebanhos pernambucanos.
Geolocalização - Um dos requisitos da atualização cadastral é a comprovação da localização da propriedade rural, com as coordenadas geográficas. Isso vai permitir uma maior precisão no controle sanitário, facilitando a chegada das equipes de fiscais e assistentes à propriedade, em caso de suspeitas de doenças e na realização de ações de defesa sanitária. O produtor que não dispor de um aparelho de GPS para determinação exata das coordenadas, deve procurar o escritório da Adagro para receber orientação sobre como obter a localização do seu sítio ou fazenda.
Serviço
Atualização Cadastral de Rebanhos de Propriedades do Estado de Pernambuco
Quando: De 1 a até 31 de maio de 2026
Onde: Todos os escritórios da Adagro nos horários das 8h às 17h
Pela Internet: acessando www.siapec3.adagro.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário