Após golpe na Bolívia, Rússia manda recado para o Brasil


Às vésperas do desembarque de Vladimir Putin no Brasil, governo russo manda duro recado e afirma que a saída de Evo Morales da presidência da Bolívia, celebrada por Jair Bolsonaro, se deu por conta de um golpe de Estado

Evo Morales e Vladimir Putin

O jornalista Jamil Chade, correspondente internacional em Genebra, destacou nesta segunda-feira (11) o recado que a Rússia enviou ao Brasil e aos Estados Unidos após a renúncia forçada de Evo Morales ao cargo de presidente da Bolívia. O alerta ocorre às vésperas da cúpula dos Brics, em Brasília, que terá a presença de Vladimir Putin.

De acordo com o governo de Vladimir Putin, a oposição boliviana foi responsável por uma onda de violência e minou a tentativa de Evo Morales de promover o diálogo. Moscou também usou a palavra “golpe” para descrever o que ocorreu em La Paz e mandou um recado aos países sul-americanos, especialmente ao Brasil, EUA e OEA.

Em comunicado emitido na manhã desta segunda-feira (11), o governo russo ainda pediu que as forças políticas demonstrem “bom senso” e atuem de forma responsável. “Causa profunda preocupação que a vontade do governo de buscar soluções construtivas, com base no diálogo, foi rejeitada por eventos que tem um padrão de um golpe de estado orquestrado”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

“Estamos preocupados com a dramática evolução da situação na Bolívia, onde a onda de violência desencadeada pela oposição não permitiu que o mandato presidencial de Evo Morales fosse cumprido”, afirmou Moscou.

“Apelamos a todas as forças políticas bolivianas para que sejam sensatas e responsáveis, para que encontrem uma solução constitucional para a situação no interesse da paz, da tranquilidade, da restauração da governabilidade das instituições do Estado, da garantia dos direitos de todos os cidadãos e do desenvolvimento social e económico do país, ao qual estamos ligados por uma relação de amizade”, alertou.

Mas o comunicado também manda um recado para a região. “Esperamos que esta abordagem responsável seja demonstrada por todos os membros da comunidade internacional, pelos vizinhos latino-americanos da Bolívia, pelos países extra-regionais influentes e pelas organizações internacionais”, disse Moscou.


O alerta foi interpretado na diplomacia brasileira como um recado especialmente dirigido a países como o Brasil que, imediatamente depois da queda de Morales, declararam que não se tratava de um golpe. O presidente Jair Bolsonaro chegou a comemorar a queda de Evo. No Twitter, o mandatário brasileiro divulgou uma imagem com a seguinte legenda: “GRANDE DIA!”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia