Eleições: TSE aprova restrição ao porte de armas nas seções eleitorais

Porte de armas de fogo será proibido nos locais de votação e no perímetro de 100 metros nas 48 horas que antecedem pleito e nas 24 horas seguintes

Por iG Último Segundo|


Reprodução
Armas serão proibidas em um perímetro de 100 metros das seções eleitorais

O TSE aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (30), uma restrição ao porte de armas nos dias das eleições em outubro deste ano. O porte de armas de fogo será proibido nas seções eleitorais e no perímetro de 100 metros nas 48 horas que antecedem pleito e nas 24 horas seguintes.

A única exceção relacionada à decisão do plenário será feita às forças de segurança que estiverem trabalhando nos dias de votação. O tribunal analisou uma consulta apresentada pelo deputado federal Alencar Santana (PT) no início de julho, relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O processo foi enviado ao TSE após Jorge Guaranho, agente penal bolsonarista, matar a tiros Marcelo Arruda, guarda municipal petista em Foz do Iguaçu, durante uma festa de aniversário com temática voltada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu voto, Lewandowski destacou crescimento do número de armas de fogo em posse de Caçadores, Atiradores e Colecionadores, os chamados CACs e o aumento da polarização política no Brasil.

"Não vejo como deixar de constatar que ao quadro de aumento da violência e da polarização, soma-se a não menos preocupante ampliação da posse e circulação de armas de fogo em todo o território nacional. São alarmantes os números concernentes ao número de armas de fogo em posse da população", afirmou o ministro.

Na consulta, a oposição pedia a "proibição da circulação de pessoas portando armas e a entrada nos locais de votação e sessões eleitorais". O argumento é que a segurança do processo eleitoral, dos eleitores e dos candidatos estão "sob elevado risco, inclusive de vida, num momento em que se agudizam as ameaças e os ataques da turba ensandecida", aponta o texto.

INDICADAS PARA VOCÊ
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia