Empresário João Claudino recebe Título de Cidadão Pernambucano

Por iniciativa do deputado estadual Waldemar Borges, o empresário nordestino João Claudino Fernandes recebe nesta terça-feira (14.11), às 18h, o título de Cidadão Pernambucano. O evento acontece no auditório do Edifício Miguel Arraes, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. João Claudino nasceu no Rio Grande do Norte, fincou raízes na Paraíba, para depois se mudar para Teresina, no Piauí, onde atualmente reside. Ele começou sua vida empresarial com fortes ligações com Pernambuco. O polo têxtil recifense abasteceu dos idos de 1960 até meados de 1990 toda produção dos Armazéns Paraíba e da Indústria de Roupas Guadalajara, empresas do Grupo Claudino, que há mais de 60 anos está no mercado. Um período que permitiu ao empresário estreitar e afirmar os primeiros laços com o povo pernambucano. 

Da matriz que gerou todos os negócios do Grupo - a loja de Departamento Armazém Paraíba - até shoppings centers, editoras, fábricas de bicicletas, frigoríficos Frigotil e a representação em todo o estado dos Colchões Onix, o Grupo Claudino gera mais de 17 mil empregos em todo nordeste. Para além das atividades de empresário, João Claudino Fernandes é um aficionado pela cultura popular nordestina, especialmente a poesia. Pernambuco tem sido contemplado incansavelmente com ações de incentivo cultural aos artistas pernambucanos. 

Além da publicação de vários livros de poetas pernambucanos, João Claudino promove anualmente o Festival Artes de Março - que acontece no Teresina Shopping, de sua propriedade - numa edição voltada inteiramente aos artistas do Pajeú Pernambucano. Maciel Melo, Antonio Marinho, Bia Marinho, Flávio Leandro, Irah Caldeira, Santanna, Luizinho de Serra, As Severinas, Em Canto e Poesia, Vates e Violas, Tonfil e diversas outras estrelas do nosso estado hastearam a bandeira pernambucana em terras piauenses. Através da Gráfica e Editora Halley a produção literária de artistas pernambucanos ganha cada vez mais espaço. São mais de 10 mil cópias de livros inteiramente patrocinadas pela editora e entregues aos poetas. 

Por meio da publicação do Livro no Altar da Poesia do Padre Brás Costa e da doação de móveis, eletrodomésticos e colchões permitiu a consolidação da associação AUGERE na cidade do Recife. Projeto social que abriga mais de 50 jovens do eixo Pajeú e Moxotó numa casa de estudantes, possibilitando a realização do sonho do curso superior de muitos jovens.

“A sensibilidade cultural do empresário João Claudino modifica através da arte a vida de muito pernambucanos. A forma singular como trata nosso estado já o fez de fato filho do Leão do Norte há muito. Agora é hora de oficializar um pertencimento que supera o campo do direito, mas que merece ser reconhecido por essa Casa Legislativa”, afirma o deputado Waldemar Borges.

Pela forte presença do Grupo Claudino em Teresina, estão confirmadas na solenidade as participações do governador do Piauí, Wellington Dias, do senador pelo estado, Elmano Férrer, e dos deputados piauienses, Janaína Marques e Nerinho. Também irão comparecer ao evento, o conselheiro do TCE, Valdecir Pascoal, o deputado federal Tadeu Alencar e prefeitos do Interior da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e da região do Pajeú, em Pernambuco, além de artistas e poetas locais. O cantor Santanna fez uma música inédita especialmente para a ocasião.

Serviço:

1. SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO AO SENHOR EMPRESÁRIO JOÃO CLAUDINO FERNANDES 14 DE NOVEMBRO, ÀS 18H
AUDITÓRIO SENADOR SÉRGIO GUERRA, EDIFÍCIO MIGUEL ARRAES - ALEPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia