FEIRA DE MANGAIO NA RUA GRANDE. ALI TEM QUASE TUDO.


Nesta segunda (28) fui até a Avenida Padre Zuzinha, antes se chamava Rua Grande (foi ali onde nossa cidade começou), andar na feira e constatar que apesar de tanta modernidade algumas coisas ainda teimam em resistir. Ainda bem. 


Deparei-me com duas bancas recheadas de produtos de uma variedade incrível. De fogão a carvão a tamborete, de baliadeira (estilingue) a rabichola, de pegador de brasa a embornal. Bainhas, abanadores, chocalhos, chapéus de couro, selas, cintos, esporas, peixeiras, vassouras, balaios, espanadores, bola de gude, piões, foices e mais uma centena de itens que a maioria dos jovens nem sabem para que servem.


A feira de "mangaio", ao lado das craibeiras, resiste bravamente. Os costumes vão mudando, as pessoas preferem produtos industrializados,  mas apesar disso ainda tem aqueles que preferem os manufaturados e para isso recorrem ao "mangaieiro". Pechinchar é item fundamental. 

Lá o vaqueiro vai encontrar uma variedade enorme de produtos, pois o Diel além de expor seus produtos na feira tem também uma loja denominada "Shopping do Vaqueiro" na mesma avenida.

PLÁCIDO, DIEL E VALDEMAR GANGARRA
Os irmãos Plácido e Valdemar de Zé Gangarra oferecem quase tudo. Além da grande variedade eles tem no preço baixo o diferencial.


Essa andada pela feira fez-me lembrar de um passado não muito distante onde éramos mais "felizes embora não soubéssemos".

"SEU" ALFREDO DO MEL
Visite nossa feira da segunda. Enquanto é tempo. O progresso não para e faz desaparecer nossa cultura e também um pouco de nossa identidade. 

Comentários

  1. Minha infância foi toda vivida na feira de Santa Cruz. Já escrevi diversas vezes sobre esta feira histórica. Por exemplo: tem um artigo meu publicado recentemente no blog da Associação dos Agricultores de Serra dos Bois, município de Taquaritinga do Norte. Eu sou fã incondicional da feira e de Santa Cruz do Capibaribe. Obrigado pela matéira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado