Governo do Estado leva Caravana Cidadã para Garanhuns


Iniciativa, que já atendeu profissionais de mais de 100 municípios pernambucanos, busca proporcionar qualificação para quem atua na assistência social

 

A Caravana Cidadã aportou, nesta terça-feira (2), em Garanhuns, no Agreste. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco tem o objetivo de levar qualificação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Essa foi a sexta ação do projeto, que também já passou por Petrolina, Salgueiro, Arcoverde, Caruaru e Surubim, atendendo, nessas cidades-polo, profissionais de mais de 100 municípios do Agreste e do Sertão do Estado.

 

A caravana é composta por uma palestra de abertura sobre o fortalecimento do SUAS à luz do Pacto Federativo e, em seguida, por oficinas sobre “Controle Social”, “Segurança Alimentar e Nutricional”, “Vigilância Socioassistencial e CadÚnico”, “Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo”, “Proteção Social Básica”, “Proteção Social Especial” e “Políticas para Criança e Juventude e Segmentos Sociais”, todas realizadas por técnicos das secretarias executivas de Assistência Social, de Políticas para Criança e Juventude e de Segmentos Sociais da SDSCJ. Cada município inscreve até quatro profissionais, que recebem certificação.

 

Em Garanhuns, estiveram presentes trabalhadores do SUAS que atuam em municípios do Agreste Meridional: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa. O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley, foi representado na abertura da caravana pela secretária executiva de Gestão da SDSCJ, Marília Bezerra, e pelo secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social, Luiz Camilo.

 

“Ações como essas são importantes para levar qualificação aos técnicos e gestores. Estamos trazendo diversas atividades não só da pasta de assistência social, mas também de outras secretarias executivas, proporcionando um grande momento de integração de experiências que contribuem para a melhoria constante da execução das políticas públicas da área social”, explicou Marília.

 

FUNASE – Ainda em Garanhuns, os representantes da SDSCJ fizeram uma visita institucional às duas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situadas no município. Na ocasião, reuniram-se com as gestoras locais e conheceram a rotina desses espaços, que atendem um total de 51 adolescentes e jovens em internação provisória ou em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.

Imagens: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia