IR 2021: A três semanas do fim do prazo, 14,3 milhões ainda não entregaram declaração

IR 2021: prazo para entrega da declaração vai até 31 de maio
 Foto: Editoria de arte

Raphaela Ribas
Extra

O programa para preencher a declaração do Imposto de Renda 2021, do ano-base 2020, já está disponível no site da Receita Federal. A entrega da declaração vai até o dia 31 de maio, às 23h59. Neste ano, não houve reajuste na tabela e os valores são os mesmos do ano passado. As restituições começam a ser pagas em maio.

A Receita Federal informou que espera receber 32,6 milhões de declarações. No ano passado, a Fisco recebeu 31,9 milhões de declarações.

O órgão já recebeu, até as 16 horas da sexta-feira, 18,3 milhões de declarações de pessoas físicas, das quais 57.669 foram entregues com certificado digital.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

Bolsonaro vetou extensão

Na última quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei que ampliava o prazo limite para entrega da declaração para julho.

O veto seguiu orientação do Ministério da Economia. A pasta argumentou que o adiamento teria impacto na arrecadação da União, estados e municípios e poderia afetar o pagamento de "importantes programas sociais para o enfrentamento da pandemia".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz