Postagens

Mostrando postagens de Abril 28, 2019

Japão viveu crise institucional com extinção de cursos de humanas e voltou atrás

Imagem
Redação Pragmatismo
Exemplo para o governo Bolsonaro, Japão viveu crise institucional com extinção de cursos de humanas e voltou atrás
Imagem: Toyokeizai
Em junho de 2015, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, conhecido como MEXT, enviou uma carta às universidades nacionais (públicas), alertando que elas deveriam incrementar sua eficiência para satisfazer melhor as necessidades do país.
A mensagem pedia um uso mais racional dos recursos e a priorização de áreas estratégicas – se preciso fosse, as universidades deveriam modificar ou até mesmo abolir seus departamentos de ciências sociais e humanidades para economizar.
Desde então, a carta do governo japonês às universidades ganhou manchetes do mundo inteiro, gerou uma resposta indignada dentro do país e ocasionou reformas e resistências nas instituições locais. Afinal, o que aconteceu após a ameaça de cortar as humanidades?
Crise institucional
A insatisfação do governo japonês com seu ensino superior…

28 de abril, Dia da Educação

Imagem
Por Sérgio Vale da Paixão* Canal Futura

Afinal, por que comemorar 28 de abril?
Todo dia é dia de educação. Mas no dia 28 de abril celebramos o compromisso de garantir educação para as crianças, adolescentes e jovens. Sérgio Vale da Paixão, professor do Instituto Federal do Paraná, participou dessa mobilização e escreveu esse texto para o Canal Futura.
Dentre inúmeras datas comemorativas que temos em nosso calendário e festejamos ao longo do ano, o dia 28 de abril é sinalizado como sendo o dia dedicado à Educação. A data, assim como tantas outras, é sinalizada como um dia festivo, pois, não somente professores e alunos, mas todo cidadão deve relembrar e refletir sobre o papel da educação em nossas vidas.
Quando assunto é a educação, surgem lembranças do tempo de escola: os professores que marcaram nossas vidas, as salas de aula cheias de colegas, as travessuras tão presentes na época em que éramos crianças e adolescentes nas escolas, enfim, as lembranças da época em que estávamos e éra…

Unale indica Diogo Moraes para presidir Comissão Especial de Apoio ao Consórcio do Nordeste

Imagem
Deputado também coordenará Frente Nacional Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. Diogo é relator da mesma pauta na Alepe
Em participação na Assembleia-Geral Extraordinária da Assembleia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada em Brasília, nesta sexta-feira (26), o deputado estadual Diogo Moraes, secretário da instituição nacional, teve a oportunidade de se reunir com representantes de Assembleias de 14 estados do Brasil. Na ocasião, discutiu o fortalecimento do Poder Legislativo a partir do olhar de varias regiões. O vice-líder do governo na Alepe foi indicado para presidir duas iniciativas importantes em defesa dos direitos e interesses não só dos pernambucanos, mas de todos os brasileiros.
De acordo com Diogo Moraes, foi solicitada a criação da Comissão Especial de Acompanhamento, Fiscalização e Apoio ao Consórcio do Nordeste, onde o deputado foi colocado como presidente. “O Consórcio do Nordeste, para mim, é uma ideia in…

Jessyca Cavalcanti lamenta falta de professores em escolas da rede estadual de Santa Cruz do Capibaribe

Imagem
Durante o uso da Tribuna, na 12ª reunião ordinária da Casa José Vieira de Araújo realizada nesta quinta-feira (25), a vereadora e líder do Governo Jessyca Cavalcanti (PTC) lamentou a falta de professores na rede estadual de ensino regular em Santa Cruz do Capibaribe.
Mesmo diante do encerramento do primeiro bimestre de 2019, as escolas estaduais de ensino regular Padre Zuzinha, Dr. Adilson Bezerra de Souza, Professora Maria Lúcia, Malaquias Cardoso e Francelino Aragão, de acordo com a vereadora, ainda sofrem com a falta de docentes.
De acordo com dados retirados do próprio Sistema de Informação da Educação de Pernambuco (SIEPE), mantido pelo Governo do Estado, cerca de 50 turmas estão sendo afetadas com a falta de professores nas disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Química e Artes.
Jessyca já havia denunciado essa problemática junto ao Ministério Público no ano passado, entretanto, a deficiência de educadores em sala de aula persiste. "Levam…

Palavras que edificam

Imagem
Sua meditação diária na Palavra de Deus
Grande é o Senhor e mui digno de louvor Salmo 48.1


Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei. Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio. Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos. Viram-no e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir. Tremor ali os tomou, e dores como de mulher de parto. Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental. Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do SENHOR dos Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre. Lembramo-nos, ó Deus, da tua benignidade, no meio do teu templo. Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça. Alegre-se o monte de Sião; alegrem-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos. Rodeai Sião, e cercai-a, contai…