Secretaria de Educação realiza campanha de combate a evasão escolar em Santa Cruz do Capibaribe



Com o tema: “O Futuro se Constrói na Escola”, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, iniciou no bairro Malhada do Meio, uma campanha de combate a evasão escolar no município. O programa está atuando com equipes das Secretarias de Educação, Governo e Desenvolvimento Social e Saúde.

No Brasil, a evasão escolar é um grande desafio para o país, estados, municípios e todo sistema educacional. Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, 5 não concluem o ensino fundamental, ou seja, 95 terminam a 8ª série (IBGE, 2007).

Ao participar da campanha, Joselito Pedro, secretário de educação, falou da iniciativa. “Nossa preocupação é que nenhuma criança fique fora da escola, por isso estamos nas comunidades, falando com as famílias, procurando alunos que ainda não estão matriculados e tentando conscientizar os pais, falando a importância de crianças e adolescentes estarem das salas de aula”, pontuou.

“Hoje estamos priorizando essa ação, porque pensamos no futuro das crianças, da cidade, do estado e país. Não podemos deixar crianças fora da escola. Acredito que essa união vai trazer resultados, pois vamos recolocar estudantes nas escolas”, disse Alessandra Vieira, secretária de governo e desenvolvimento social.   

Claudenice Dias, secretária executiva de educação, contou o objetivo da campanha. “O objetivo da pesquisa é identificar  alunos de 04 a 17 anos que estão fora da escola, posteriormente ao levantamento que estamos fazendo, encaminharemos esses estudantes observados as escolas mais próximas de suas residências. Com essa iniciativa acredito que vamos diminuir a evasão escolar”, frisou.

No que se refere ao ensino pré-escolar, Santa Cruz do Capibaribe tem praticamente 100% de alunos em sala de aula. No tocante à creches, o município está construindo três unidades de ensino nos Bairros Acauã, Dona Lica II e São José. A obra do Centro Municipal de Educação Infantil Unificado, prefeito Augustinho Rufino de Melo, está em fase de conclusão. A campanha têm o apoio dos Conselhos de Evasão Escolar e Tutelar, COMDECA, Cras, Creas e agentes de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia