Raquel Lyra dispara: “O povo está cansado de um Governo ineficiente”

Foto: Jairo Gomes


Do Blog do Alberes Xavier


A Rede Pernambuco de Rádios e o Blog do Alberes Xavier divulga uma série de entrevistas com os candidatos para o Governo de Pernambuco. Raquel Lyra (PSDB) é a terceira entrevistada nesta série. A ex-prefeita de Caruaru iniciou a conversa apontando que o povo está cansado do descaso da gestão estadual. “A gente está cansada do descaso, o povo do Agreste de Pernambuco, do interior do nosso estado, já não aguenta mais um Governo ineficiente”, disse.


A candidata apontou como solução para o problema hídrico e de distribuição de água, principalmente na região do Agreste, a conclusão das obras inacabadas e a substituição das tubulações dentro das cidades. “De toda água tratada que Pernambuco tem, cinquenta por cento delas se perde pelos estouramentos no meio do caminho. Não tem prefeito do mundo que consiga resolver o problema de calçamento, porque quando chega água de quinze em quinze dias, de trinta e trinta dias, estoura tudo de novo. A gente fica nesse jogo de faz de conta, fingindo que está tapando os buracos, e a Compesa fingindo que está entregando água”, lamentou.


Raquel Lyra falou sobre as articulações e alianças que estão sendo firmadas com lideranças políticas em todo o estado. O início da campanha foi marcada pela adesão da ex-prefeita de São Bento do Una, e candidata à deputada estadual Débora Almeida. “Faz dez anos que frequento a cidade de São Bento do Una, desde que Débora foi candidata para prefeita pela primeira vez. A gente tem uma relação sólida construída na política, que se transformou numa relação de amizade. Uma das primeiras pessoas eu que fui buscar quando se colocava a possibilidade de eu ser candidata, era saber se fazia sentido para ela poder se apresentar como candidata para deputada estadual. Assim ela fez e tem uma candidatura forte para Assembleia Legislativa”, frisou.


A ex-prefeita de Caruaru que busca a vaga no Palácio do Campo das Princesas ressaltou que tem trabalhado muito para o aumento do engajamento da sua campanha através de visitas aos municípios e da comunicação nas redes sociais. “Caminhando, batendo de porta em porta, conversando com as pessoas do comércio, das casas, trazendo essa mensagem de confiança, de que se a gente vive um tempo ruim, temos uma grande oportunidade de construir um Pernambuco novo daqui para frente cuidando das potencialidades de cada região”, ressaltou a candidata.


“Eu me apresento como alguém que tem uma trajetória no serviço público, duas vezes prefeita, que conseguiu entregar resultados em áreas importantes como a de segurança pública. Caruaru era a terceira cidade mais violenta do Brasil. Conseguimos em cinco anos através do plano “Juntos pela Segurança”, reduzir em metade os crimes de homicídios e em setenta por cento os crimes contra o patrimônio. Fizemos o maior investimento na área de educação da nossa história. Especialmente na construção de creches. Vamos construir sessenta mil vagas de creches em Pernambuco”, falou.


De família política, Raquel Lyra é filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, e Mércia Lyra, neta do ex prefeito de Caruaru, João Lyra Filho, e sobrinha do ex Ministro da Justiça Fernando Lyra. Filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ex-prefeita de Caruaru, eleita em 2016. Raquel é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas.


Em 2002, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005. Nesse mesmo ano, foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado. De 2007 a 2010, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos. Raquel também foi eleita duas vezes deputada estadual de Pernambuco pelo PSB. Em 2010 foi a mulher mais bem votada do estado e de Caruaru. No segundo mandato de Campos, foi Secretária da Criança e da Juventude e, em 2014, teve a terceira maior votação do estado para deputada estadual.


Assumiu a Secretaria da Criança e da Juventude, em 2011, e no final do ano seguinte retomou o mandato de deputada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2014 foi reeleita, com 80 mil votos, terceira maior votação do Estado. Também presidiu a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da ALEPE.


A chapa que Raquel Lyra concorre para o Governo do Estado é composta por Priscila Krause (Cidadania) como vice, e Guilherme Coelho (PSDB), candidato para o Senado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia