Pesquisa Ipec: Lula lidera corrida presidencial com 44%; Bolsonaro tem 32%

Primeiro levantamento do instituto depois do registro das candidaturas mostra vantagem do ex-presidente. Candidatos começam campanha nesta terça-feira (16/8)


Lula aparece à frente de Bolsonaro na luta pelo Palácio do Planalto
(foto: Mauro Pimentel/AFP; Sergio Lima/AFP)

A mais recente pesquisa Ipec (ex-Ibope) para a presidência da República indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os números divulgados na noite desta segunda-feira (15/8), no primeiro levantamento após o registro das candidaturas, o petista apareceu com 44% das intenções de voto. Bolsonaro chegou a 32% do eleitorado.

LEIA MAIS
A divulgação dos resultados ocorre um dia antes do início oficial da campanha dos presidenciáveis. Lula começará a falar para os eleitores em São Bernardo de Campo, enquanto Bolsonaro dará o pontapé inicial na busca pela reeleição em Juiz de Fora.

Ciro Gomes (PDT) vem logo a seguir na disputa, ao obter 6% das intenções de voto. Para 2% dos eleitores, a senadora Simone Tebet (MDB) é a mais preparada nas eleições.

Na última edição nacional da pesquisa do Ipec, divulgada em dezembro do ano passado, Lula aparecia na liderança, com 48% das intenções de votos no primeiro turno, contra 21% de Bolsonaro. O resultado garantia ao petista a vitória em primeiro turno.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre 12 e 14 de agosto em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04035/2022.

Cenário em Minas
O candidato do PT obteve 39% das intenções de voto, enquanto o atual presidente aparece com 26%.

Ciro Gomes tem 3% dos votos no eleitorado mineiro. Já Simone Tebet (MDB) chegou aos 2% do eleitorado.

Dono do segundo maior colégio eleitoral do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Minas normalmente tem peso importante na definição do presidente, uma vez que todos que foram eleitos democraticamente venceram no estado.

Pesquisa nos estados

Além do levantamento sobre a corrida presidencial, há pesquisas sobre as eleições no Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) aparece 18 pontos percentuais à frente de Alexandre Kalil. O atual chefe do Executivo tem 40% dos votos, enquanto o ex-prefeito de Belo Horizonte aparece com 22%. O senador Carlos Viana (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, está com 8% das intenções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia