Governo de Pernambuco participa de evento de fortalecimento dos conselhos tutelares


Representantes colocaram à disposição dos municípios qualificações voltadas aos profissionais que atuam nessa área

 

Representantes do Governo de Pernambuco participaram, nesta quinta (26), do Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares, realizado no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa (Alepe), no Recife. O objetivo do evento foi debater a necessidade de fortalecimento desses profissionais, sensibilizando gestores municipais sobre a valorização salarial consonante com o piso nacional, melhorias estruturais nos locais onde funcionam os conselhos tutelares e condições dignas de trabalho.

 

Na ocasião, a secretária executiva de Políticas para Criança e Juventude de Pernambuco, Cristiane Barbosa, colocou à disposição dos conselheiros tutelares e gestores municipais as formações e orientações realizadas pelo Governo do Estado junto aos municípios. A principal delas é referente ao uso do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT), ferramenta nacional de registro de dados que é fundamental para nortear políticas públicas voltadas para essa área.

 

“O uso do Sipia Conselho Tutelar é essencial para que evitemos subnotificações de casos e para que as políticas nacionais, estaduais e municipais voltadas à infância e à juventude tenham maior assertividade, garantindo a proteção integral preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente. Essas formações são realizadas pela equipe da nossa secretaria e estão à disposição dos municípios que desejarem oferecer essa qualificação para os conselheiros tutelares que atuam em seus territórios”, explicou a secretária.

 

Por conta desses esforços, tem crescido o número de atendimentos no Sipia-CT. Entre junho de 2020 e junho de 2021, esse total foi de 1.694. Já entre julho de 2021 e maio deste ano, a soma já chegava a 13.080. O quantitativo de municípios que aderiram ao sistema também aumentou na comparação entre os dois períodos. Eram 12 e, agora, já são 51. As capacitações são promovidas pela Coordenação Estadual do Sipia-CT, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco.

Imagem: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre