“A VACINA É A ESPERANÇA PARA LIVRAR O MUNDO DA COVID-19”, AFIRMOU O PRESIDENTE DA CNBB EM LANÇAMENTO DA CAMPANHA “VACINE JÁ”



O arcebispo da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou nesta segunda-feira, às 15h, do lançamento da campanha “Abrace a Vacina”, promovida pelo Direitos Já! Fórum pela Democracia e pela a Frente pela Vida, da qual a CNBB participa.

O objetivo da iniciativa é incentivar a população a se vacinar contra o novo coronavírus (Covid-19). O mestre de cerimônia, Fernando Guimarães, coordenador do Direitos Já! Fórum pela Democracia, falou que é importante que o país, por meio da vacinação, conquiste a imunidade de rebanho, única forma de o país voltar à normalidade.


O presidente da CNBB destacou que a ameaça do coronavírus tornou-se mais grave no Brasil com a manipulação do povo com a disseminação generalizada de fakenews. A cura da pandemia, defendeu dom Walmor, exige compromisso com a verdade e a verdade que precisa ser afirmada agora é que a vacina é a arma mais eficaz no combate à Covid-19.

Dom Walmor pediu que a população não se deixe enganar por quem desmerece a vacina e tenta minimizar a covid-19 e seus impactos na vida de muitas famílias, marcadas pela dor e pelo luto. “A vacina, fruto da dedicação de muitos pesquisadores, é a esperança para livrar o mundo da Covid-19”.

Com o início da vacinação, segundo o presidente de dom Walmor, cada pessoa precisa fazer a sua parte. “Vacinar é um ato de amor à sua vida e ao próximo”, disse. O presidente da CNBB disse que todos têm direito ao acesso à vacina e que é necessário que os cidadãos exijam um adequado plano de imunização de seus representantes políticos em todos os níveis.

Quem ama vacina, abrace esta ideia


A campanha reúne cerca de 200 importantes organizações da sociedade civil e especialistas em saúde pública do Brasil. Também conta com a adesão de muitas personalidades brasileiras, entre elas o Rai, ex jogador de futebol.

Durante o lançamento, foi lido o manifesto “Quem ama vacina, abrace essa ideia”. No manifesto, as organizações destacaram a série de problemas de planejamento do Governo Federal, a despeito da competência do Sistema Único de Saúde (SUS) e da experiência da rede de vacinação no Brasil.
Um trecho do manifesto afirma: “Não podemos mais aceitar que o negacionismo, a descrença na ciência, a política de morte e proliferação de fakenews construam o temor da população diante das formas reais de conter essa escalada de mortes”.
A representante da Frente pela Vida, Gulnar Azevedo, ressaltou que a frente se organizou ainda em 2020 para cobrar respostas dos responsáveis no enfrentamento à pandemia, como a apresentação ao Governo Federal de um plano contra a covid-19. “Hoje podemos comemorar! Duas vacinas foram aprovadas pela Anvisa. A Sinovac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e a Astrazeneca da Oxford, a ser produzida em nosso país pela Fiocruz. Se todos se vacinarem, todos vão ganhar”, disse.

O ex-ministro da saúde José Gomes Temporão também participou do ato junto a outras personalidades como médico Drauzio Varela e a economista Mônica de Bolle. Segundo o ex ministro, graças à ciência e também aos cientistas brasileiros, foi possível desenvolver as vacinas contra a Covid-19. Cabe às organizações, segundo ele, mobilizar a sociedade para dar o passo da vacinação com o reconhecimento de que o Brasil possui uma comprovada experiência em vacinação, responsável por erradicar de nosso país muitas doenças.

Sobre o Frente pela Vida

A Frente pela Vida é fruto da articulação das entidades científicas da Saúde Coletiva e Bioética, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e entidades nacionais da ciência, tecnologia, imprensa e educação superior e surgiu no cenário da sociedade civil para destacar o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) e das demais políticas públicas sociais na resposta à epidemia de Covid-19. Teve seu marco inicial a Marcha pela Vida, realizada em 9 de junho de 2020, quando mobilizou a adesão de mais de 600 organizações e culminou com a entrega do seu primeiro Manifesto à parlamentares. Na sequência, construiu coletivamente com demais entidades científicas da saúde uma proposta diante da falta de respostas efetivas do governo federal: o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 e, em dezembro, lançou a campanha O Brasil Precisa do SUS.


Sobre o Direitos Já! Fórum pela Democracia

O Direitos Já! Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Conta com 9 mil cidadãos, de todo o país, mobilizados em defesa da democracia, entre eles representantes de amplos setores da sociedade civil e, em caráter suprapartidário, diversas lideranças políticas do país. Atua como observatório em defesa da democracia e dos seus princípios fundamentais, promovendo permanente articulação, diálogo e mobilização da sociedade. Lançado oficialmente em setembro de 2019, o Direitos Já! é coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães. O grupo já promoveu vários debates presenciais e virtuais com participação de personalidades do Brasil e do exterior.

Site: 

A campanha Abrace a Vacina conta com um site a partir do qual é possível baixar materiais de divulgação em redes sociais, incluindo tema para perfil no Facebook. Site: www.abraceavacina.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia