RONALDO PACAS: 'EXERÇO COM AMOR E RESPONSABILIDADE MEU MANDATO'


Em tempos de verdadeira ojeriza a políticos, por parte de uma boa parcela da população, vemos que essa aversão se dá mais ao fato do povo não conhecer realmente o que faz seus representantes.

Afinal, o que faz um vereador?

O vereador trabalha na Câmara Municipal e faz parte do Poder Legislativo. Sua missão é representar os interesses da população da cidade. Para isso, atua em duas frentes: a legislação e a fiscalização. 

Legislar é fazer leis. Além de fazê-las, o vereador também debate, vota em leis propostas por outros vereadores e pode pedir alterações ou emendas em leis já existentes.

A área de atuação de um vereador é o município. Então, não adianta ele pensar em leis de âmbito estadual ou federal. Isso não está em suas mãos. Alguns exemplos de áreas em que ele pode legislar são:
  • Rede de ensino municipal
  • Transporte coletivo municipal
  • Sistema de saúde municipal
  • Saneamento da cidade
  • Proteção do patrimônio histórico e social da cidade
  • Zoneamento da cidade, uso e ocupação do solo
  • Impostos municipais
O vereador não tem o poder de mandar executar obras. Isso é função do poder Executivo (representado pelo prefeito). O que o vereador faz é trabalhar com leis que, mais tarde, podem obrigar o poder Executivo a realizar essas obras.

O outro grande papel do vereador é a fiscalização. Ele tem que estar de olho nas ações do prefeito e nas contas da prefeitura, impedindo, por exemplo, a existência de obras superfaturadas. Para esse trabalho, o vereador conta com a ajuda do Tribunal de Contas.

Ainda quanto à fiscalização, o vereador tem o poder de pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), caso julgue necessário. E ele também fiscaliza a atuação dos outros vereadores, podendo denunciar práticas que considere abusivas.

Cumprindo à risca o que determina o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe podemos destacar o trabalho do Vereador Ronaldo Pacas. Ele está em seu segundo mandato e ocupa a primeira secretaria da Mesa Diretora, cargo do qual se orgulha como podemos notar em sua declaração transcrita abaixo:
"No próximo mês completo 4 anos no cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Me orgulho em estar por tempo considerável na função e colecionar duas marcas: único vereador da história política da Capital da Moda que compareceu a todas as sessões ordinárias do Poder Legislativo Municipal e vereador que ocupou por mais tempo consecutivo a primeira secretaria. Exerço com responsabilidade e amor meu segundo mandato de vereador"
Ronaldo Pacas é proficiente e procura a cada dia reafirmar seu compromisso em servir aos que mais precisam.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-vereador/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara