Em reunião ordinária, Casa José Vieira de Araújo analisa 36 projetos e realiza homenagem no Dia Internacional da Mulher


No Dia Internacional da Mulher, a Casa José Vieira de Araújo promoveu uma programação especial para vivenciar a data, além disso, a Câmara de Vereadores também realizou durante a tarde desta quinta-feira sua quinta reunião ordinária do primeiro período de 2018. A reunião ocorreu no plenário do Legislativo Municipal, e na oportunidade os vereadores puderam discutir e votar projetos de Lei, além de fazerem uso da Tribuna. 

Após iniciar a sessão ordinária, no Plenário da Câmara, o presidente da Casa, Zé Minhoca (PSDB), convidou a todos para se dirigirem ao Sala de Reuniões, onde foi realizada uma homenagem a primeira mulher vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Josefa Eloina Mendes (Dona Nenzinha). 

A Sala de Reuniões agora leva o nome de Dona Nenzinha, uma ação que é fruto do Projeto de Lei 026/2018, de autoria da vereadora, Jessyca Cavalcanti (PTC). Dona Nenzinha era professora e foi esposa do primeiro prefeito civil de Santa Cruz do Capibaribe, João Deodato de Barros. A mesma foi uma das primeiras mulheres eleitas vereadora no Estado de Pernambuco, e exerceu três mandatos consecutivos no Legislativo Municipal, de 1969 à 1982. 


Marcaram presença na oportunidade, familiares da homenageada, a exemplo de sua irmã Dona Zélia e de seu sobrinho e vereador na cidade de Taquaritinga do Norte, Dé Cumaru (PSD). "É uma honra para mim, neste momento solene, está aqui no poder legislativo de Santa Cruz do Capibaribe, onde a minha tia, aquela que tanto amava, representou este poder por três mandados. Nós da família nos sentimos muito honrados e para vocês vereadores meu muito obrigado", afirmou de Dé Cumaru. 

"A Câmara fez uma homenagem a Dona Nenzinha, a primeira vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, e aprovamos um Projeto de Lei onde a Sala de Reuniões da Casa agora leva o nome desta vereadora, para que fique registrado nos anais desta Casa essa mulher tão importante para a nossa sociedade", declarou a vereadora Jessyca Cavalcanti. 

"Fizemos esta justa homenagem, a primeira mulher santa-cruzense eleita para a Câmara de Vereadores, não só de Santa Cruz do Capibaribe, mas uma das primeiras de Pernambuco. Nada mais justo do que isso, pois nós reconhecemos que a mulher que é mãe, companheira, filha, servidora, política, policial, ela tem toda a admiração, porque cada função tem a sua importância ", ratificou o presidente, Zé Minhoca 


Realizada a homenagem, a reunião ordinária teve continuidade, com a discussão de 36 projetos de autoria do Executivo e Legislativo. Durante a sessão, foram votados 6 projetos de Lei do Executivo, onde apenas 1 foi reprovado. 

Já do Legislativo 26 projetos de Lei foram analisados, onde 25 foram aprovados e 1 projeto teve vista concedida ao vereador Capilé da Palestina (Podemos). Foram ainda aprovados na oportunidade 4 projetos de Resolução. 

A reunião contou com a presença dos 17 vereadores, que também fizeram uso da Tribuna. A sexta reunião ordinária ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 13 de março, às 14 horas, no Plenário da Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

SETE GOVERNADORES ENCARAM TEMER E DIZEM NÃO A PEDRO PARENTE