O Dia da Bíblia

Livro por excelência.  A Palavra de Deus. O livro base da fé cristã.

O mundo evangélico comemora no 2º Domingo de dezembro o Dia da Bíblia, mas o que vem a ser a bíblia?

Imagem: www.elevados.com.br
Conceituando: A palavra “Bíblia” vem do grego “Biblion” que quer dizer Livro, ou “Livro por excelência” , o termo Bíblia é o plural de biblion, acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez por “ João Crisóstomo” (Arcebispo de Constantinopla) por volta do ano 400 dC. As sagradas escrituras compõe-se de duas partes : O Antigo Testamento escrito antes de Cristo e o Novo testamento escrito após sua morte. O Antigo Testamento compõe-se de 39 livros, o Novo Testamento de 27. Na bíblia da versão Matos Soares esse número diverge, tendo alguns acréscimos ao Antigo Testamento, entre outros.

A divisão da Bíblia em capítulos atribui-se ao Cardeal Hugo falecido em 1263 a Estephen Langton falecido em 1228.A bíblia foi o primeiro livro impresso em 1535. A primeira tradução da Bíblia em português, sendo do novo testamento foi de João Ferreira de Almeida em 1681. Para conhecer um pouco da história desse tradutor aconselho a leitura no site ” www.sbb.org.br/a-biblia-sagrada/joao-ferreira-de-almeida”.

A primeira tiragem da Biblia “The New English Bible” atingiu a marca de 1.275.000 exemplares em 1961. É portanto o livro mais lido e mais traduzido de todos os tempos, já tendo sido traduzido em mais de 1200 línguas e dialetos.

A bíblia foi escrita por, aproximadamente 36 pessoas durante um período de 1500 anos. Entres esses havia reis, agricultores, pastores, advogados, pescadores, médico e cobrador de impostos, contudo esses livros perfazem um só livro, porque são obras de um só autor, com um só alvo e proposito divino: A redenção dos homens.

O próprio Senhor Jesus citou a Palavra de Deus em muitas ocasiões: 

Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Mateus 21:42

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29

Jesus é o cumprimento das escrituras:

Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4:21.

E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado. Marcos 15:28.

Lucas 24:24-45 - E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.Então abriu lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

A Bíblia é , sem dúvidas, a revelação de Deus ao mundo, a vontade de Deus expressa de uma forma que o homem possa compreender.

Leia a Bíblia para ser sábio, creia para ser salvo, pratique-a para ser santo.

Você pode ter uma edição em seu computador, há várias para baixar ou acessar via on-line. A que uso no PC é a Bíblia Hábil, que podemos baixar gratuitamente no site: www.bibliahabil.com.br.

Bibliografia: (Boyer, Orlando, Pequena Enciclopédia Bíblica, Editora Vida, p. 107)

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e atual gestor na cidade de São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

SETE GOVERNADORES ENCARAM TEMER E DIZEM NÃO A PEDRO PARENTE