Pilares para uma vida vitoriosa - Parte II, por Dario Gomes

Esperança

DARIO GOMES
I Corintios 13:13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Se o primeiro passo para uma vida vitoriosa é ter fé, o segundo é ter esperança. 

Esperança: Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Essa é uma das definições da palavra. Como ter perspectivas se não tiver esperança? Como ter sonhos? Enfim o que é a vida sem esperanças.

Todos temos esperança em alcançarmos alguma coisa. Temos sonhos de uma vida melhor, de um emprego satisfatório, de termos uma casa própria, de terminarmos um curso, de passarmos num concurso, de casarmos, de gerarmos filhos, e muito mais.

Sempre que atingimos uma meta, logo corremos atrás de outra, sempre na esperança de alcançarmos coisas melhores, afinal a vida é feita de conquistas, mas para quem já não sonha ou quem perdeu as esperanças, pouco sentido há no viver, por isso é necessário mantermos sempre viva a chama da esperança. 

O profeta Jeremias afirmou em Lamentações 3:26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

Jeremias 17:7-8 - Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Ter esperança é bom, mas ter uma esperança posta em Deus é muito melhor. 

A esperança trás alegria: Romanos 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.

A esperança não traz confusão: Romanos 5:5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A esperança nos dá ousadia: II Corintios 3:12 - Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.

A esperança nos dá certezas mesmo após a morte: I Tessalonicenses 4:13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

Se quisermos ter uma vida vitoriosa temos que alimentar o nosso coração com sonhos, e nunca desistir deles, temos que viver na esperança, mas a maior esperança de um ser humano é a de um dia estar com Cristo na sua glória. A nossa esperança deve ser o Senhor e Salvador Jesus Cristo porque Cristo em nós é a esperança da glória.

Colossenses 1:26-27 - O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.

A esperança do patriarca Abraão era tão grande que, em esperança creu contra a esperança, ou seja, mesmo que ele e sua esposa não tivessem mais condições de gerar filhos, mesmo assim continuou tendo esperança de que Deus faria um milagre em suas vidas. E, sendo assim, aos 90 anos de Sarah e 100 anos da vida de Abrão, nasceu Isaque. A esperança de Abraão nunca desvaneceu.

Romanos 4:18-21 - O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

Nesse caso fé e esperança caminham juntas, não podem se separar. 

Se quisermos ter uma vida vitoriosa devemos atrelar à nossa fé, a esperança, pois sem elas, nunca atingiremos nossos objetivos.

No próximo, estaremos falando do terceiro passo para uma vida vitoriosa: O amor.

Até lá, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia