TJPE determina afastamento de Uchoa da presidência da Alepe

Deputado foi eleito pela quarta vez à presidência da Casa 
(Foto: João Bita/Alepe)

Do Blog da Folha

A juíza Mariza Silva acatou, nesta quinta-feira (16), o pedido da Ordem de Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE) e determinou a suspensão da última eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). Com a decisão, o presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT) e o 4º secretário, deputado Eriberto Medeiros (PTC), devem deixar os seus cargos.

A determinação é imediata e, caso não for cumprida, os parlamentares podem pagar uma multa diária no valor de R$ 2 mil reais. Os deputados tem dez dias para recorrer da decisão.

Procurado pelo Blog da Folha, a assessoria da Alepe informou que, até o presente momento, a Procuradoria Geral e a Presidência da Casa não tem nada a declarar a respeito da liminar.

Confira um trecho da liminar:

Defiro o pedido liminar no sentido de suspender a eficácia do resultado da eleição para a Mesa Diretora da Alepe para a 18ª Legislatura em desfavor do segundo e terceiro réus. Fixo, desde já, multa diária no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), para o caso de descumprimento. Oficie-se para cumprimento. Intimem-se. Após o decurso do prazo recursal, vista ao Ministério Público. Cumpra-se.

Recife, 16 de abril de 2015.
Mariza Silva Borges Juíza de Direito em exercício

O sábio e o sabido

Por Dário Gomes*
Provérbios 20:14 - Nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então se gaba.

Na linguagem nordestina, quando dizemos que uma pessoa é sabida, estamos a dizer que, a tal pessoa é esperta, que não perde oportunidades de ultrapassar e passar alguém para trás. O sabido é oportunista e na primeira ocasião toma o lugar do seu concorrente.

Lembro-me de uma vez em que havia uma vaga para estacionar e eu estava chegando no lugar à frente de outro veículo, ao passar um pouco da vaga para poder realizar a baliza colocando o meu veículo na vaga em marcha ré, o outro aproveitou a oportunidade e colocou logo o seu veículo de frente mesmo, ocupando a vaga antes de mim, bem que o veículo ficou mal estacionado, então eu fui mais à frente e por fim achei uma outra vaga. É assim que o sabido faz, sua incapacidade de resolver o problema o leva a atitudes dessa natureza ou pior, ele precisa subir nas costas dos outros para alcançar suas metas.

O sabido copia, imita, plagia, rouba e mente, só para alcançar seus objetivos. É incapaz de pensar por si mesmo, sempre está pegando carona nas ideias alheias. Na verdade é um aproveitador. 

O sabido, às vezes, tira a melhor nota da classe, porém não sabe fazer sequer uma conta de adição e assim vai vivendo sua vida, é péssimo no aprendizado e nunca reconhece as qualidades dos outros, é quase insuportável, mas consegue uma vaga de “gerente” em uma empresa qualquer. Sua capacidade está limitada à condição dos que estão à sua volta.

O sábio é diferente, é prudente, cauteloso, espera o momento certo para responder. Não precisa fazer exibicionismo de sua sabedoria, simplesmente, no momento que precisar, ele tem a resposta certa. Sua capacidade não está limitada a uma mera condição. Não precisa empurrar para estar no pódio. O sábio é líder, se está lá é porque mereceu, é responsável, é tratável, não tem parcialidade. No momento em que precisar o sábio cria. Sua capacidade é nata. Por um momento pode até demorar mais um pouco para chegar, mas quando chega não há dúvidas de sua capacidade. O sábio é verdadeiro.

Eclesiastes 9:14-18

14 - Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;

15 - E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.

16 - Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.

17 - As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.

18 - Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.

Entre o sábio e o sabido há uma enorme diferença, eu por minha vez, estou tentando aprender a ser sábio porque, no futuro, quero ser lembrado como tal e nunca como um sabido.

Um abraço e até a próxima. Se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

MARCONDES MORENO: "ESTÃO CUSPINDO NO PRATO QUE COMERAM"

Muitos comeram em seu prato

Hoje Pedro Correia é hostilizado, mas muita gente da política e da imprensa regional comeram em seu prato 

Hoje o grande vilão da política brasileira é Dr. Pedro Correia, que aparece toda hora algemado nas redes de televisão Brasil afora. É ele o culpado, o símbolo da corrupção no país.

Aqui no Agreste pernambucano, mais precisamente nas cidades no entorno de Fazenda Nova de Brejo da Madre de Deus, muita gente famosa e conhecida passava em seu haras para entrar na fila do beija mão... E que mão... Tão caridosa e generosa.

Muitos que hoje falam ou escrevem sobre o assunto, já comeram em seu prato, mensalmente de preferência. Alguns Radialistas, blogueiros e jornalistas deveriam enfiar a língua naquele canto!

E a classe política? Esta lotava sua residência para comemorar o São Pedro de Seu Pedro, onde senadores, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores vindos de todos os recantos do país o saudavam se curvando.

Pedro Correia não está só, por traz de sua generosidade tem muita gente graúda, que na fila do beija mão o reverenciavam e agora, se escondem morrendo de medo.

Como se diz por aí, tem gente cortando prego....

Ah, quanto a mim, estive sim e várias vezes lá, mas desfrutando do bate papo sobre nosso Sport com o rubro negro que adora criar pôneis, e divulgando as coisas lindas de Fazenda Nova e Brejo.

De suas mãos só vieram para mim, cumprimentos e apertos!

AJUDE O LAR DOS IDOSOS IRMÃ DULCE

2º SEMINÁRIO SOBRE AUTISMO

Henrique Alves é confirmado como ministro do Turismo

Peemedebista estava sem mandato desde a última legislatura   
(Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados)

Agência Brasil (Brasília) – A presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta quarta-feira (15) que Henrique Eduardo Alves (PMDB) será o novo ministro do Turismo. Em nota divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto noticiou a saída de Vinícius Lages e agradeceu a dedicação e lealdade dele à frente da pasta.

De acordo com a nota, a posse ocorrerá nesta quinta (16), às 15h.

A nomeação já tinha sido confirmada pelo vice-presidente Michel Temer nesta terça-feira (14). Segundo Temer, Vinícius Lages “certamente será aproveitado” em outro cargo no governo.

Henrique Eduardo Alves está sem mandato parlamentar nesta legislatura, depois de ter ocupado uma vaga na Câmara dos Deputados por 44 anos.

Ele foi presidente da Câmara até o ano de 2014, quando deixou de concorrer à reeleição como deputado para tentar o governo do Rio Grande do Norte. Foi derrotado por Robinson Mesquita Faria (PSD).

Na Câmara, Henrique Alves também foi líder da bancada do PMDB, partido do qual é membro histórico e uma das lideranças mais conhecidas. Seu nome já era cotado para assumir o cargo desde o início do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Comissão especial irá fiscalizar obras do PAC


Uma comissão especial foi criada pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) para investigar a situação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco. O colegiado foi aprovado em votação, nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) e terá 90 dias para apresentar um diagnóstico sobre as intervenções no estado.

O grupo inicia os trabalhos na próxima semana, quando será definida uma agenda de visitas aos canteiros de obras do PAC em vários pontos do estado. “Também vamos ouvir os representantes do Governo Federal para justificar os motivos dos atrasos e cobrar maior celeridade. Pernambuco é um dos estados com mais obras do PAC, mas não podemos permitir que sejam abandonadas ou desmobilizadas”, explica Miguel.

Após ouvir os representantes do Governo Federal e concluir as visitas, será realizado um relatório sobre o andamento das intervenções e os impactos causados pelos atrasos. O parecer será apresentado à sociedade e, em seguida, enviado para os ministérios responsáveis por cada obra.

Criado em 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realiza intervenções voltadas para abastecimento de água, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura, energia, saúde, saneamento entre outras áreas. Com mais de 40 mil empreendimentos no Brasil, o programa é responsável por obras como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

A comissão será composta por cinco membros: Miguel Coelho coordenará o colegiado e Diogo Moraes (PSB) será responsável pela relatoria dos trabalhos. Também integram a comissão os deputados Aluísio Lessa (PSB), Silvio Costa Filho (PTB) e Teresa Leitão (PT).

Do Blog da Folha

Impedidos de trafegar em Recife, taxistas buscam apoio de Luciano Bezerra


Diretores de associações de taxistas santa-cruzenses se reuniram com o Vereador Luciano Bezerra na última segunda-feira (13), para relatar ao parlamentar os problemas que estão enfrentando na capital pernambucana quando é necessário transportar passageiros até lá. De acordo com a Lei Municipal 16.504/99, somente os taxistas do Recife podem apanhar passageiro e circular dentro da cidade, salvo os casos que usuários pegam o táxi em outro município, com destino ao Recife. Porém todo e qualquer táxi identificado que é de outro município, está sendo abordado, multado e apreendido.

“Estamos sofrendo perseguições, humilhações e até extorsões de pessoas que trabalham no órgão fiscalizador do trânsito de Recife. Estamos proibidos de trafegar em Recife e quando nos abordam já prendem o carro e emitem multa de cerca de R$ 2.500,00”, coloca Edmundo Torres, Presidente da Associação da União dos Taxistas de Santa Cruz do Capibaribe. Segundo ele, procurar o Vereador Luciano Bezerra foi uma alternativa de confiança para a resolução deste problema. “São trabalhadores de uma importante categoria que contribui com parcela significativa para o desenvolvimento do nosso município. Merecem respeito e não deveriam estar passando por tais constrangimentos. Procuraram-me, entendi a situação e farei o possível para colaborar na resolução deste problema”, relatou o vereador Luciano Bezerra.


Buscando atender a demanda na prática Luciano apresentou nesta última terça (14), em reunião ordinária na câmara municipal, o requerimento nº 228/2015, aprovado por unanimidade, que solicita ao Prefeito Edson Vieira juntamente ao Secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, a celebração de um convênio entre cidades, onde seja possível o livre acesso desses profissionais para embarque e desembarque sem a necessidade de repressão.

Já na manhã desta quarta (15), o vereador Luciano Bezerra e a comitiva com representantes das duas associações de taxistas estiveram com o Prefeito Edson Vieira, que se colocou a disposição para colaborar em favor da categoria. Segundo Luciano, a reunião foi muito proveitosa e agregou um aliado muito importante. “O Prefeito abriu um espaço na sua agenda, nos recebeu e foi muito solicito. Vamos à Recife próximo dia 22 para uma audiência pública que trata do assunto, mas antes disso vamos nos articular para, o mais rápido possível, encontrar a solução para esse problema”, conclui o parlamentar. 

“Desde já agradeço ao Prefeito Edson Vieira e ao Vereador Luciano Bezerra pela receptividade e atenção dada a essa questão. Somos trabalhadores e não queremos atrapalhar nenhum taxista de nenhuma outra cidade”, disse Flávio Antônio, Presidente da Associação Santa-cruzense de taxistas.


Assessoria.

Pipoca ao lado dos moto-taxistas que reivindicam isenções para a categoria


O vereador Pipoca esteve ao lado do presidente da Associação dos Moto-taxistas de Santa Cruz do Capibaribe, Kennedy Ferreira, que representou a categoria, junto a Paulo Câmara na última sexta-feira quando o governador esteve na Terra das Confecções.

Também ao lado do prefeito Edson Vieira, o vereador Pipoca e o presidente da associação entregaram a Paulo Câmara um documento reivindicando isenções do IPVA, ISS e ICMS para a categoria, beneficiando milhares de profissionais no Estado.

O vereador Pipoca tem sido uma voz em defesa dos moto-taxistas de Santa Cruz do Capibaribe.

Ibope divulga nova pesquisa para o 2º turno da eleição presidencial

Foram divulgados os números da nova pesquisa Ibope sobre a disputa do 2º turno da eleição presidencial entre Fernando Haddad e Jair Bolsona...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS