Mão de obra qualificada contribui para melhor desempenho da construção civil

Em Caruaru, o segmento se destaca como um dos maiores geradores de emprego e cada vez mais demanda profissionais capacitados

Segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil está entre um dos principais geradores de emprego do Brasil e realizou, no primeiro semestre, mais de 200 mil contratações. Em maio, Pernambuco contou com 865 admissões na área, sendo 54 delas em Caruaru, envolvendo pedreiros, serventes, engenheiros, supervisores e outros profissionais. Com a chegada de novos empreendimentos no município, o setor vem demandando cada vez mais colaboradores capacitados, que podem contribuir para a eficiência da construção em diversas etapas.

“Uma mão de obra qualificada tem a capacidade de inovar na função que exerce, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e, consequentemente, para a qualidade do produto final. Isso vai possibilitar, inclusive, um maior custo benefício para o cliente e para a empresa”, explica a analista de gestão de pessoas do condomínio Nassau Garden, Suzanny Santos. No primeiro semestre, o empreendimento realizou uma média de 50 contratações de profissionais em vários cargos que, para além das habilidades que já possuíam, foram treinados para a execução da obra.

“Todos os nossos colaboradores possuem uma matriz de treinamento, que deve ser realizada antes de iniciar na função e até o término do período de experiência. Depois que passar todo esse processo, eles passam por outros treinamentos de aperfeiçoamento dentro de um programa de educação continuada, que incentiva o aprimoramento contínuo”. A analista ressalta que esse aprendizado constante é indispensável para o crescimento profissional, bem como um importante diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Além de capacidades técnicas mais apuradas, habilidades comportamentais como proatividade, senso de urgência e resolução de problemas fazem toda a diferença tanto no segmento de obras, quanto de gestão. “Com o aquecimento do mercado da construção civil, um profissional que possui estas habilidades mencionadas se destaca ainda mais nos processos seletivos e no dia a dia,” finaliza Suzanny Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia