Embaixada da China repudia post de Eduardo Bolsonaro que culpa China pelo coronavírus

'Suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil', escreveu Embaixada em rede social.

Por G1

O deputado federal Eduardo Bolsonaro discursa durante cerimônia 
de inauguração do escritório da Apex em Jerusalém 
Foto: Gil Cohen-Magen/AFP

A Embaixada da China no Brasil publicou uma série de mensagens nas redes sociais nesta quarta-feira (18) em repúdio a comentários feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que culpou o país asiático pela pandemia do novo coronavírus.
Na mensagem, o perfil oficial da Embaixada chinesa fez uma alusão às declarações do presidente dos Estados UnidosDonald Trump, e à viagem da comitiva liderada pelo presidente Jair Bolsonaro à Flórida.
O norte-americano — que vem chamando o novo coronavírus de "vírus chinês" — tem adotado postura crítica ao presidente da China, Xi Jinping, após uma troca de acusações sobre quem teria iniciado a pandemia.
"As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental que está infectando a amizade entre os nossos povos", escreveu a Embaixada chinesa.
"Lamentavelmente você é uma pessoa sem visão internacional, nem senso comum, sem conhecer a China, nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio", acrescentou a representação diplomática, que marcou na publicação o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Também em uma rede social, Eduardo Bolsonaro tinha publicado uma mensagem na qual dizia que "Quem assistiu (à série) Chernobyl vai entender o q ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas q salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução".

Embaixador: 'vão ferir relação amistosa'

A Embaixada também replicou uma série de mensagens atribuídas ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, contra as palavras de Eduardo Bolsonaro. O diplomata afirmou que exigiu que o deputado "retire imediatamente" as palavras e "peça desculpas ao povo chinês".
"As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial", escreveu.
"Além disso, vão ferir a relação amistosa China-Brasil. Precisa assumir todas as suas consequências", completou o embaixador.
A venda de produtos brasileiros para a China, Hong Kong e Macau somaram US$ 4,724 bilhões em fevereiro, alta de 20,9% na comparação com o mesmo mês de 2019, informou o Ministério da Economia em 2 de março.

Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China na madrugada desta quinta-feira (19) pela afirmação do deputado Eduardo Bolsonaro, que responsabilizou o país pela disseminação do coronavírus pelo mundo.
"Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro", escreveu Maia em uma rede social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia