Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2018

Quem são os cotados para substituir Lula no mirabolante ‘plano B’ do PT

Imagem
Publicamente, partido fala em defender candidatura Lula até o fim. Mas, internamente, novos cenários e estratégias são traçados para o caso de o ex-presidente ser mesmo impedido de concorrer
Bárbara Lobato  Gazeta do Povo
Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Em dezembro do ano passado, o Brasil tinha um recorte político que favorecia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação da imagem do petista atingiu a melhor taxa na série histórica das pesquisas Barômetro Político Estadão-Ipsos, com 45% de aprovação. Agora, quase um mês depois, Lula teve a condenação em segunda instância confirmadapelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), tornando incertas suas chances de disputar a Presidência da República em outubro próximo.
A estratégia petista, liderada pela senadora Gleisi Hoffmann (PR), é manter o discurso em que se descarta a prisão de Lula e que o Supremo Tribunal Federal (STF) não permitirá que isso ocorra. Mas internamente, o PT já traça cenários para um plano B no c…

A corrida dos partidos por votos e recursos na internet em 2018

Imagem
por Beatriz Drague Ramos Carta Capital
Com teto de gastos e sem doações empresariais, o 'crowdfunding' é uma das apostas dos partidos para bancarem campanhas Reprodução Facebook/PSOL na Câmara Os gastos com a propaganda na internet demandarão vigilância do TSE.
A internet e as redes sociais certamente serão arenas disputadas pelos candidatos às eleições de 2018, mas transformar o apoio virtual de eleitores em recursos de campanha não será nada fácil. Com a proibição das doações empresariais de campanha em 2015, teremos pela primeira vez uma eleição a presidente com veto a contribuições de pessoa jurídica. As dificuldades de arrecadação, já explícitas na campanha de 2016, devem ser ainda maiores este ano, dado o alto valor das campanhas à Presidência e aos governos estaduais.
A falta de recursos empresariais exigirão dos candidatos criatividade e um investimento maior em ações de crowdfunding, a "vaquinha" virtual. As primeiras experiências no País ainda são incipient…

Bancada de Oposição - Nota à Imprensa

Imagem
Ajuste fiscal existe apenas na retórica do Governo Paulo Câmara
Os números do balanço orçamentário do Estado de Pernambuco, publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, confirma o que estamos destacando há três anos: o ajuste fiscal do Estado existe apenas na retórica do PSB e do Governo Paulo Câmara. Pagar salários em dia não é virtude, é obrigação, cumprida por mais de 20 unidades da federação.
Com os restos a pagar de R$ 1,299 bilhão (diferença entre as despesas liquidadas e não pagas no exercício), o Governo Paulo Câmara encerra o terceiro ano consecutivo rolando R$ 1 bilhão em dívidas com fornecedores para o ano seguinte. Isso, segundo os números oficiais da própria Secretaria da Fazenda.
Segundo ponto a se destacar: pelo terceiro ano seguido as despesas com pessoal chegam à beira do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando o Estado fica impedido de dar reajustes, conceder promoções ou contratar novos servidores. Durante os três últimos anos oscilamos entre o li…

STJ nega pedido de habeas corpus da defesa de Lula

Imagem
Da Carta Capital
Advogados de Lula querem impedir a prisão do ex-presidente após  a condenação em segunda instância Agência Brasil Condenação em segunda instância elevou pena de Lula para 12 anos e 1 mês
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins negou o pedido de habeas corpus feito na tarde desta terça-feira 30 pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção dos advogados de Lula era impedir que o ex-presidente fosse preso antes de esgotados todos os recursos.
Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelos processos da Lava Jato em segunda instância, condenou Lula a 12 anos e 1 mês em regime inicialmente fechado. Os desembargadores decidiram, ainda, que a pena deverá ser cumprida quando não houver mais possibilidade de recurso na Corte.
Segundo o STJ, ao analisar o pedido, o ministro Humberto Martins entendeu que "o receio de ilegal constrangimento e a possibilidade de imediata prisão não parecem …

TODO DOMINGO TEM

Imagem

“A política ama a traição, mas abomina o traidor”

Imagem
Esta frase foi muito usada por Leonel Brizola e serve de ilustração para vários escritos nesses momentos conturbados da nossa vida política.
Alguns acontecimentos nos levavam a crer que essa junção, patrocinada pelo saudoso Eduardo Campos, entre o prefeito Edson Vieira e o deputado Diogo Moraes, com o intuito de derrotar Zé Augusto Maia, nas eleições de 2012, tinha prazo de validade.
E esta aliança (Edson/Diogo) começou a dar sinais de fadiga há alguns meses e o que ainda poderia ser contornado foi ficando a cada dia negligenciado, culminando nesta cisão que ora assistimos.
O prefeito já anunciou, com as bençãos de Bruno Araújo, a pré-candidatura de sua esposa Alessandra Vieira, opondo-se portanto ao projeto político eleitoral de Diogo Moraes, na Capital da Moda. Além de Vieira ter se transformado num opositor ao governo Paulo Câmara, haja vista suas declarações em blogs e emissoras de rádio.
Resta saber como os eleitores estão analisando esta ruptura. Quem é o traído? Quem é o traid…

NOTA DE FALECIMENTO

Imagem
Faleceu nesta segunda-feira (29), com a idade de 84 anos, a Sra. Helena Gomes Bezerra. Seu filho Vando Da Sertec cumpre o doloroso dever de comunicar a familiares e amigos esta triste notícia. Seu corpo está sendo velado na Rua Padre Estima de onde seguirá, nesta terça-feira (30), as 16:00 horas, para o Cemitério São Judas Tadeu, em Santa Cruz do Capibaribe.

ZÉ MINHOCA ALERTA PARA A AMEAÇA DE FEBRE AMARELA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Imagem
ZÉ MINHOCA EM ENTREVISTA AO BLOGUEIRO JAIRO GOMES (ARQUIVO DO BLOG)
Zé Minhoca, Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, faz um alerta e cobra do poder municipal, nas pessoas do Prefeito Edson Vieira e do Secretário de Saúde Hélder Breno para que sejam tomadas medidas preventivas no tocante a vacinação e informação sobre a Febre Amarela Urbana (FAU). "A grande imprensa tem noticiado e com muita propriedade, o reaparecimento da Febre Amarela no Brasil, especificamente nos estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, sendo que neste último, do início do ano pra cá, morreram diversas pessoas e dezenas foram notificadas com a presença do vírus. A Febre Amarela é transmitida pelos mosquitos "Hemagogus e Sabethes", encontrados nas matas dos estados citados acima. Em sua fase inicial, que dura de três a cinco dias, a Febre Amarela causa calafrios; febre; dores de cabeça e no corpo; cansaço; náuseas e vômito, além de provocar hemorragias e insuficiência re…

ENCONTROS COM TEOBALDO E MARÍLIA ARRAES NA AGENDA DE FERNANDO ARAGÃO

Imagem
Fernando Aragão, ao lado de Dilson Peixoto e Ernesto Maia em Serra Talhada  (Foto: Jairo Gomes)
Fernando Aragão (PTB) participou do movimento em prol da pré candidatura ao governo do estado de Marília Arraes, em Serra Talhada, no último sábado (27), e ficou animado com o que viu e ouviu.
Arraesista histórico, ele vê com bons olhos a possibilidade de Marília disputar, pelo PT, em 07 de outubro.
Fernando, mais uma vez, recebeu convite para ingressar no PT e, caso queira, disputar pela legenda uma vaga à Câmara Federal.
As eleições de 2016, quando Fernando disputou a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, serviram para dar maior visibilidade ao 'Baixinho' e ele surfa nesta condição, fazendo com que os olhos de muitos se voltem para ele, principalmente neste ano de campanha eleitoral.
Prestes a completar 67 anos - ele faz aniversário em 01 de fevereiro - Fernando Aragão se vê com várias possibilidades para dar continuidade em sua carreira política, mas qualquer que seja sua deci…