Lancha naufraga com 129 pessoas na Bahia – 22 morrem

Embarcação fazia travessia entre cidades de Salvador e Vera Cruz; Marinha informa que não havia previsão de mau tempo na região

Da Veja.com

Lancha rápida vira na Baía de Todos os Santos próximo a Mar Grande em Vera Cruz (BA). A embarcação, com o nome de Cavalo Marinho I, tinha saído da ilha e seguia para Salvador, fazendo a travessia comercial - 24/08/2017 (Aristeu Chagas/Coofiav/Folhapress)

Uma lancha que fazia a travessia de passageiros entre a cidade de Salvador e a praia de Mar Grande, em Vera Cruz, na Bahia, virou na manhã desta quarta-feira. A embarcação é uma das que fazem o transporte diário na região da Baía de Todos os Santos.

Já foram confirmados ao menos 22 mortos, cinco resgatados pela Marinha e outros 17 por embarcações particulares. Ao todo, 129 pessoas estavam na embarcação. A Capitania dos Portos informa que foi acionada às 7h45 da manhã e enviou três embarcações ao local, que estão fazendo o resgate dos passageiros. Outros três navios, da Base Militar de Aratu, também foram direcionados ao local.

Uma lancha que fazia a travessia de mais de 100 pessoas de Mar Grande à Salvador, virou nesta manhã na Baía de Todos-os-Santos, Bahia - 24/08/2017 (Xando Pereira/Ag. A Tarde/Folhapress)

Não existem ainda hipóteses para o acidente, mas a Marinha informa que apesar da região ter ocorrência eventual de ventos e mar agitado, não havia aviso de risco de mau tempo para a operação da travessia. O resgate está sendo coordenado com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros, e os serviços de atendimento médico.

A avaliação da lancha será feita pela Marinha, que analisará a regularização da embarcação e se a mesma operava com número de passageiros acima do permitido. A Secretaria de Segurança Pública informou que um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.

A Travessia Salvador-Mar Grande é operada por uma empresa privada, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Procurada por VEJA, a Astramab ainda não se posicionou a respeito do ocorrido.

Políticos se manifestam

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), postaram notas de pesar em suas respectivas contas nas redes sociais. “Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública”, escreveu o governador, que decretou luto oficial de três dias.

“Todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar nessa hora difícil. Uma equipe de psicólogos e assistentes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza está no local para prestar atendimento social e psicológico. Também mobilizamos 5 ambulâncias do Samu (2 em Mar Grande e 3 em Salvador) e mais uma “ambulancha” para prestar socorro. As UPAs estão preparadas para atender às vítimas.”, informou ACM Neto.
Outro barco com passageiros naufragou nesta quarta-feira no Pará:

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara