Postagens

Mostrando postagens de Outubro 19, 2019

Bombeiros encontram 9ª vitima de desabamento em Fortaleza

Imagem
Divulgação Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará
As buscam foram encerradas
Por Andre Richter - Repórter da Agência Brasília
O Corpo de Bombeiros encontrou hoje (19) o corpo da nona vítima do desabamento do edifício Andrea, em Fortaleza, ocorrido na última quinta-feira (15). No final da tarde, as equipes retiraram dos escombros o corpo da síndica do prédio, Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, última pessoa que estava desaparecida.
Os bombeiros também anunciaram que encerraram as buscas por sobreviventes. Em entrevista coletiva, o comandante da operação de resgate, Edurado Holanda, disse que sete pessoas foram resgatadas com vida durante os trabalhos das equipes salvamento. Ao final do trabalho, os soldados prestaram uma homenagem às vítimas do desabamento.
Também morreram no desabamento Vicente de Paulo Menezes, de 86 anos, Rosane Marques de Menezes, de 56 anos; Frederick Santana dos Santos, de 30 anos; Izaura Marques Menezes, de 81 anos; Antônio Gildásio Holanda S…

Eliane Brum e a arte de escrever para não matar e para não morrer

Imagem
Jornalista e escritora, que acaba de lançar coletânea de textos jornalísticos em inglês, aproxima-se da palavra através da escuta e conta com lirismo as histórias e detalhes da vida que (quase) ninguém vê
A jornalista Eliane Brum.LILO CLARETO
JOANA OLIVEIRA El País
Aos oito anos, Eliane Brum (Ijuí, Rio Grande do Sul, 1966) virou uma assassina. Pelo menos foi o que sentiu no dia em que matou um filhote de barata. A culpa foi tamanha que a menina ficou imaginando a vida que aquela criatura já não teria. Assim nasceu A biografia de uma barata, o primeiro texto da jornalista, escritora e documentarista, escrito em primeira pessoa em um caderno de capa vermelha que ela conserva até hoje. A colunista do EL PAÍS conta, entre gargalhadas, que esse foi o jeito que encontrou para "dar memória e uma vida" ao ser que havia matado. De certo modo, essa continua sendo a motivação da sua escrita. "Sempre digo que eu escrevo para não matar e para não morrer", conta do outro lado do tel…

Primeiro Press Day contou com oficina, debate e homenagens

Imagem
O evento realizado na última sexta-feira (18) teve cerca de cem participantes
Ontem (18), foi realizada a primeira edição do Press Day, evento idealizado pelos alunos do oitavo período do curso de jornalismo do Unifavip Wyden. Na oportunidade, estudantes e profissionais da comunicação puderam trocar experiências sobre o mercado de trabalho e as novas formas de fazer jornalismo em Caruaru. Cerca de cem pessoas participaram das atividades realizadas.
No fim da tarde, foi promovida uma oficina de mídia training, ministrada pelos próprios alunos. A proposta foi de envolver estudantes de outros cursos da universidade e profissionais de todas as áreas de atuação. Foram oferecidas estratégias para melhorar o relacionamento com a imprensa, dicas sobre como conceder entrevistas e uma atividade prática com os participantes.
Uma mesa redonda abriu as atividades do início da noite. A partir do tema “Do rádio às mídias digitais: como fazer jornalismo em Caruaru”, os convidados compartilharam suas exp…

Bolsonaro tentou comprar deputados com cargos, diz líder do PSL na Câmara

Imagem
Delegado Waldir afirma que Bolsonaro tentou comprar deputados para assinarem lista favorável à colocação de seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como novo líder da bancada
Por: Folhapress 
Deputado Delegado Waldir Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), afirmou nesta sexta-feira (18) que o presidente Jair Bolsonaro tentou comprar deputados para assinarem lista favorável à colocação de seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como novo líder da bancada.
"A questão [que eu estava falando] da implosão era o áudio que foi divulgado do presidente tentando comprar parlamentares ao oferecer cargos e o controle partidário para aqueles parlamentares que votassem no filho do presidente", afirmou nesta tarde ao deixar reunião do partido em Brasília.
Questionado depois pela Folha de S. Paulo sobre se haveria margem para um processo contra o presidente, afirmou que isso "cabe à sociedade e aos partidos decidirem", mas que o PSL…

Bombeiros localizam 8º corpo em escombros de prédio de Fortaleza

Imagem
Segundo comandante do Corpo de Bombeiros, esforços se concentram na busca por Maria da Graça, síndica do edifício que caiu bairro Dionísio Torres
Do R7
Bombeiros localizam homem, de 39 anos, que cuidava  de idosos em prédio que caiu Reprodução
O Corpo de Bombeiros de Fortaleza localizou, na manhã deste sábado (19), o 8º corpo de mais uma vítima do desabamento do edifício Andrea, que desabou na terça-feira (15), no bairro Dionísio Torres, área nobre da capital cearense.
O corpo resgatado foi o de José Eriverton Laurentino Araujo, de 39 anos, cuidador dos idosos Vicente de Paula e Izaura Marques Menezes, também mortos com a queda do prédio de sete andares. 
Leia mais: Trabalho ininterrupto, resgate em Fortaleza mobiliza 135 bombeiros
"Desde a madrugada de ontem (sexta-feira, 18) intensificamos o uso de máquinas pesadas para diminuir o tempo de resgate equilibrando com a qualidade das buscas", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, Luis Eduardo Holanda. "Pelo avançado…

BINGO BENEFICENTE

Imagem

NESTE SÁBADO (19) TEM CORRIDA DE RUA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Imagem

Governo do Estado retira 20 toneladas de óleo do litoral pernambucano

Imagem
Praia dos Carneiros/Foto: Diego Nigro
Nesta sexta, cerca de 200 pessoas do Governo de Pernambuco e de diversos órgãos também ajudaram a coletar 600kg de óleo em alto mar
O Governo de Pernambuco manteve, nesta sexta-feira (18.10), o trabalho de contenção e remoção de óleo do litoral pernambucano, realizando a limpeza e proteção de praias e estuários dos rios. Somente hoje, foram retiradas 20 toneladas de óleo das praias e coletados 600 kg de óleo em alto mar. Além disso, foram instalados 450 metros (m) de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, no município de Ipojuca. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema. A equipe reúne a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.
Os técnicos do Governo do Estado localizaram, nesta sexta, manchas de óleo nas praias dos Carneiros e Boca da Barra, ambas em Tamandaré; na praia de Mamucabinhas, em Barrei…

Procurador-geral de Justiça cria Gabinete de Gestão de Crise Ambiental e Força Tarefa Interestadual

Imagem
O procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) criou Gabinete de Gestão de Crise Ambiental (GGCA) para monitorar as ações relativas a mancha de óleo que está contaminando as praias no litoral do Nordeste. Novas manchas foram localizadas, nesta quinta-feira (17), após vistorias realizadas pela manhã e à tarde no Litoral Sul do Estado por técnicos de órgãos ambientais. 
Na tarde desta sexta-feira (18), o MPPE esteve reunido com representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas-PE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Capitania dos Portos, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“A situação desencadeada é muito grave e atinge diversas áreas. Temos a questão da poluição ambiental, os impactos na vida marinha, mas também qu…

Divulgada a programação do 8º Comics Day no IFPE Pesqueira

Imagem
Campeonatos de games, oficina de design gráfico e concurso de cosplay são alguns dos destaques do evento

Atividades para todos os gostos! Assim está a programação da 8ª Comics Day, evento de cultura pop realizado no IFPE – Pesqueira. A edição deste ano será realizada no dia 12/11, no campus do instituto federal, em Pesqueira.  Qualquer pessoa pode participar das atividades, basta fazer inscrição no evento, através deste link. Para os gamers, vão rolar competições de Ultra Street Fighter 4, Fifa 20 e Just Dance. Para quem quiser aprender novas habilidades, serão oferecidas as oficinas “Noções básicas ao desenho realista” e “Noções básicas do design gráfico”. A programação conta ainda com o tradicional concurso de cosplay, Anime Music Video e o “cospobre”, onde o que vale é a criatividade. A programação completa, as regras de cada competição e as inscrição nas atividades podem ser acessadas no link.

EPTI inicia vistorias aos veículos do Sistema de Transporte Complementar Intermunicipal

Imagem
O Governo de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), iniciou nesta quinta-feira (17) mais uma etapa de vistorias aos veículos pré-cadastrados no Sistema de Transporte Complementar Intermunicipal. A ação, que está acontecendo em São Caetano, no Agreste do Estado, contempla outros 25 municípios da região e segue até o próximo dia 23 de outubro. O processo faz parte dos trabalhos de regulamentação do transporte complementar, cujo sistema foi criado por Decreto do governador Paulo Câmara, e disciplinado por Resolução da EPTI. A próxima parada acontecerá em Palmares, nos dias 24 e 25, abrangendo outros 22 municípios. Posteriormente o processo de vistoria chega a Limoeiro, de 29 de outubro a 01 de novembro, com 34 municípios da região contemplados. Participam da vistoria os condutores/veículos aprovados no Pré-Cadastramento do Transporte Complementar, que aconteceu de 3 a 22 de setembro, e que foram convocados via e-mail pela EPTI. Eles devem comparec…

NOTA OFICIAL DO LÍDER DO PSB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Imagem
NOTA OFICIAL
A Liderança do PSB na Câmara repudia veementemente as palavras desrespeitosas do presidente Jair Bolsonaro direcionadas ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), reivindicando a autoria e financiamento do projeto relativo ao 13º do Bolsa Família.
Já não surpreendem os surtos de agressividade do presidente da República. Desta vez, de forma injustificada, desrespeitosa, agressiva e desonesta, sai dos seus afazeres em Brasília para agredir Pernambuco e seu governador, faltando com a verdade acerca do bolsa família, programa que sempre criticou. Esperar que o presidente da República se comporte como um Chefe de Estado, claro, é pedir demais.
A proposta do 13º para os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco foi apresentada pelo governador Paulo Câmara em 28 de agosto de 2018 e aprovada, pela Assembleia Legislativa, em 26 de novembro do mesmo ano. Enfatizamos que os recursos utilizados nesta ação são oriundos dos cofres pernambucanos, sem qualquer participação da União…