NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Diocese de Caruaru divulgou recentemente um release esclarecendo o processo de aposentadoria dos Bispos, canonicamente chamado "emeritude". Em virtude das informações equivocadas que foram divulgadas por alguns veículos de comunicação, a Diocese vem a público reafirmar que Dom Bernardino Marchió apenas cumpriu o procedimento exigido pelo Código de Direito Canônico: “o Bispo Diocesano que tiver 75 anos de idade completos deve apresentar renúncia do seu ofício ao Santo Pontífice, o Papa, que deverá avaliar as circunstâncias do processo para nomeação de um novo bispo”, Cânon 401, parágrafo primeiro. 

No momento, Dom Bernardino é Bispo “Nunc Pro Tunc”, ou seja, é Bispo de Caruaru até o momento em que o Papa Francisco comunicar oficialmente outra decisão.

A apresentação do pedido de renúncia da parte de Dom Bernardino não cessa de imediato nenhuma das suas funções e compromissos episcopais, continuando plenamente no exercício do seu ministério, cumprindo sua agenda normal de atividades pastorais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia