Postagens

Mostrando postagens de Março 20, 2020

Veja quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies

Imagem
Redação Pragmatismo
Coronavírus pode viver de 1 hora a 3 dias fora do corpo, depende da superfície.
Imagem: Rahel Patrasso | Reuters
Um estudo publicado na terça-feira (17) na revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o coronavírus responsável pela doença Covid-19 consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço.
O estudo foi realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton. O trabalho avalia a resistência do vírus em cinco materiais diferentes, e mostra que o novo coronavírus fica “mais estável” em plástico e aço inoxidável, que são materiais bastante utilizados no dia a dia da população.
Veja o tempo de sobrevivência do novo coronavírus em cada material, de acordo com este estudo.
Aço inoxidável: 72 horas – 3 dias Plástico: 72 horas – 3 dias Papelão: 24 horas – 1 dia Cobre: 4 horas Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos
A pesquisa simulou p…

COMUNICADO - Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Imagem
COMUNICADO
Em face da necessidade de medidas ainda mais enérgicas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe comunica a suspensão de todas as atividades por tempo indeterminado. Todos os servidores do setor administrativo da Casa estarão de sobreaviso em suas residências podendo ser convocados a qualquer momento frente à alguma situação de emergência que necessite de posicionamento da Câmara de Vereadores.
A Câmara reitera o seu engajamento na luta contra o coronavírus e pede à população que continue colaborando nesse enfrentamento.

DOMINGO NÃO HAVERÁ FEIRA EM CACIMBA DE BAIXO

Imagem
NOTA
A Feira de Animais de Cacimba de Baixo está suspensa por tempo indeterminado, em linha com as orientações das autoridades de saúde e com as decisões no âmbito municipal e estadual. Diante do avanço do surto do novo coronavírus (Covid-19), já classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tivemos que tomar tal atitude.
Vando da Sertec

Governo anuncia primeiro caso de cura clínica de paciente da Covid-19 em PE

Imagem
Mulher de 66 anos que contraiu vírus na Europa está em condições de alta. Outros nove pacientes permanecem internados, todos estáveis
A mulher de 66 anos, que ao lado do marido foi a primeira diagnosticada com a Covid-19 em Pernambuco, teve cura clínica constatada nesta sexta-feira. Ela estava internada no Hospital Português. Seu esposo, de 71 anos, e outros oito pacientes da doença, permanecem internados, todos estáveis. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco subiu de 28 para 31. Dois deles são residentes no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes.
Com o objetivo de reduzir ao máximo o avanço do novo coronavírus, o governador Paulo Câmara anunciou, na manhã desta sexta-feira (20.03), novas medidas restritivas. Por meio de decreto, o Governo determina, a partir do próximo domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além da paralisação das obras da construção civi…

SISTEMA JUCAZINHO REGISTRA ACÚMULO RECORDE E COMPESA REDUZ O RODÍZIO NA REGIÃO DO AGRESTE

Imagem
Com um volume de chuvas há muito tempo não visto na Região do Agreste, a Barragem de Jucazinho começa a dar os primeiros sinais de recuperação do seu volume acumulado. Depois de quatro anos, o principal manancial da região voltou a atingir o nível de 8,12%, saindo do estágio de pré-colapso com o percentual abaixo de 1% que vinha sendo registrado desde 2016. Em termos de água para a população, a novidade é particularmente comemorada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), visto que permitirá reduzir o rodízio em oito cidades do Agreste, já a partir de hoje (20). De acordo com a presidente da Companhia, Manuela Marinho, essa é uma medida que deve se estender a outros três municípios que são atendidos pela barragem nos próximos dias.
“A Compesa está trabalhando incessantemente para levar mais água para a população em todo o Estado. Com o volume de chuvas acumulado em Jucazinho, a água chegará gradativamente aos municípios da Região do Agreste e será levada às outras cidades r…

Contran amplia prazo para renovação da CNH por causa de pandemia

Imagem
Decisão publicada no Diário Oficial da União leva em conta recomendação para evitar aglomeração de pessoas
Luci Ribeiro, O Estado de S.Paulo
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu temporariamente os prazos dos serviços prestados por órgãos de trânsito em virtude do avanço do novo coronavírus no País. Dentre outros pontos, a medida amplia para 18 meses o prazo para que o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação de Motoristas (CNH) fique ativo. A ampliação do período vale também para candidatos com pedidos de renovação de CNH em curso.
LEIA TAMBÉM >Ao Vivo - Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real
A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), leva em conta a recomendação para evitar a aglomeração de pessoas nos espaços de atendimento dos órgãos. Pelo Twitter, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a quem o Contran é vinculado, disse ainda que a deliberação segue a orientação do presidente Jair Bolsonaro "de facilitar a vida …

Precisa ir ao supermercado em meio ao surto do coronavírus? Veja dicas

Imagem
Redação Pragmatismo
Professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC dá dicas e indica medidas de proteção para ir ao supermercado
(Imagem: Marcelo Camargo | ABr)
O professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Oscar Bruña-Romero estabeleceu algumas medidas de prevenção fundamentais no combate à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Ele traz orientações a serem utilizadas no cotidiano da população, como ao usar um veículo ou na ida ao mercado.
Bruña-Romero é doutor pela Universidad de Navarra, na Espanha, e tem experiência em imunologia, biologia molecular, virologia/parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vírus recombinantes, desenvolvimento de vacinas e diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas.
“Esta semana ainda poderemos ir ao mercado sem máscara. Quando os casos começarem a aumentar, pode ser que tenhamos que escolher horários do dia em que…