Postagens

Mostrando postagens de Julho 26, 2018

Anvisa declara ‘perplexidade’ com postura da indústria de alimentos

Imagem
Por João Peres OUTRAS PALAVRAS
Agência acusa associação de se valer de afirmações “infundadas”, “inverídicas”, “imprecisas” e “descontextualizadas”, induzindo juiz a “erro” em liminar contra alertas nos rótulos
A Anvisa declarou “perplexidade” diante da atitude da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). A agência acusou a representante das grandes empresas do setor de promover afirmações “inverídicas” nos autos apresentados à Justiça Federal em Brasília. A organização conseguiu liminar para estender o prazo da tomada pública de subsídios (TPS) sobre a adoção de alertas na parte frontal dos rótulos.
“A presente ação judicial surge como mais uma tentativa de desacreditar o trabalho técnico da Anvisa e protelar injustificadamente o avanço do processo regulatório em questão”, responde o órgão público, em uma de muitas afirmações fortes contra a Abia.
“Afinal, existe receio de que a melhoria das informações nutricionais transmitidas ao consumidor brasileiro possa reduzi…

Uso de celular ao volante mata 54 mil ao ano no Brasil

Imagem
São 150 mortes diárias em acidentes motivados pela imprudência no País. No Recife, infração pelo uso do celular no trânsito teve alta de 8%
Por: Vinícius Andrade, da Folha de Pernambuco 
A capital pernambucana registrou quase 23 mil infrações em 2018 - Foto: Rafael Furtado
O número de casos de motoristas flagrados utilizando o celular enquanto dirigem aumentou no Recife em relação ao ano passado. Segundo dados do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), entre os meses de janeiro e maio de 2018, houve um aumento de 8% em infrações aplicadas aos condutores que foram pegos utilizando o aparelho. Foram 21,2 mil infrações em 2017 contra 22,9 mil neste ano. O uso do celular é a terceira maior causa de acidentes no trânsito no País. São cerca de 150 mortes por dia e quase 54 mil por ano no Brasil. A estatística fica atrás somente de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade. 
A imprudência não fica restrita aos motoristas de carros. Motociclistas e até condutores de transportes …