Corte Especial do TJPE nega recurso da OAB contra a reeleição de Guilherme Uchoa

Desembargadores demonstraram desconforto com declaração do presidente da OAB

Do JC Online

Guilherme Uchoa passou quatro dias afastado da Alepe
Foto: Roberto Soares

A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negou por unanimidade, nesta segunda-feira (4), o recurso da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) contra a decisão do presidente do Tribunal, o desembargador Frederico Neves, de manter o deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT) na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

No dia 20 de abril, o presidente do TJPE suspendeu uma liminar dada quatro dias antes pela juíza Mariza Borges, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, que afastava Uchoa da presidência da Alepe.

A Corte Especial é formada por 15 desembargadores, que acompanharam o entendimento de Frederico Neves de que a emenda 33/2011, que impede um deputado estadual de ter três mandatos seguidos na Mesa Diretora da Assembleia, só passou a ter validade com o início dessa legislatura, no dia 1º de fevereiro deste ano.

A sustentação oral da OAB foi feita pelo secretário-geral adjunto da entidade, Fernando Ribeiro Lins. Durante a fala dele, três desembargadores demonstraram "desconforto e contrariedade", segundo a própria entidade, com declarações dadas pelo presidente da Ordem, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Ao JC, ele havia dito que Guilherme Uchoa preferia que a entidade tivesse entrado com uma ação no segundo grau da Justiça Pernambucana porque "ele confia nos amigos desembargadores dele".

Perante a Corte Especial, Pedro Henrique alegou que a declaração foi descontextualizada.

"Se há algo de pessoal que se possa afirmar que nos move nesta ação é o grande respeito que eu e os demais integrantes da OAB-PE nutrimos por esta Corte e a nossa confiança na imparcialidade de suas decisões, inclusive no presente caso", garantiu.

A OAB disse que vai aguardar a publicação da decisão para analisar se cabe recurso legal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara