Recife sedia Fórum de Fiscalização e Segurança Viária na Semana de Mobilidade


Encontro internacional reuniu especialistas para debater estratégias de fiscalização de motociclistas e salvar vidas no trânsito


A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Global Road Safety Partnership (GRSP), organização integrante da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), realizou nesta quarta-feira (17), o Fórum de Fiscalização e Segurança Viária. O evento integrou a programação da Semana de Mobilidade do Recife, que chega à sua quinta edição, consolidando-se como espaço de referência para discutir soluções de mobilidade sustentável e segurança viária.


Realizado no Beach Class by Hom, em Boa VIagem, o Fórum teve como foco a fiscalização e segurança viária de motociclistas, categoria que representa a maior parcela das vítimas de sinistros de trânsito no Brasil e na capital pernambucana. Em 2024, 43% das vítimas fatais em sinistros de transito no Recife estavam em motos. O encontro reuniu especialistas internacionais e nacionais para compartilhar experiências, estratégias e boas práticas que têm contribuído para reduzir os riscos de comportamentos inseguros nas vias.


Na abertura, representantes da GRSP destacaram a importância de ações de fiscalização orientadas por dados e alinhadas às boas práticas internacionais. Entre os temas debatidos estiveram os princípios da fiscalização eficaz e o papel da fiscalização consistente como um elemento impulsionador para a mudança de comportamento. Foram apresentados estudos de casos de países como Nova Zelândia e Colômbia, além de um panorama da situação atual do Brasil e estratégias para melhorar a segurança do trânsito na capital pernambucana e nas cidades que vivem esse enfrentamento.


A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, reforçou o compromisso do Recife com a redução de sinistros de trânsito e a valorização da vida: “Cada ação para a gestão do trânsito, em especial de fiscalização, estão conectadas com a realidade da cidade e orientadas por evidências reveladas pelos dados coletados. Somente assim, acreditamos que podemos construir uma mobilidade mais segura para todos, especialmente para aqueles mais vulneráveis” 


O Fórum encerrou-se com um espaço para perguntas e respostas, promovendo diálogo entre técnicos locais, especialistas e gestores públicos, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e práticas que podem inspirar novas políticas de segurança viária no Recife e em outras cidades do Brasil e do mundo.


Semana – Realizada pela quinta vez no Recife, a Semana de Mobilidade é feita durante a Semana Nacional do Trânsito, que dedica a data à discussão sobre segurança viária nos eixos de fiscalização, infraestrutura urbana, gestão de dados e comunicação. Além do Fórum de Fiscalização de Trânsito, também estão previstas ações de comunicação e engenharia para reforçar a segurança viária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia