Liana propõe combate a adultização com campanha nas escolas e apoio do TJPE


A vereadora Liana Cirne (PT) propôs na Câmara Municipal do Recife, dois requerimentos voltados à prevenção e ao enfrentamento da adultização, do abuso e dos maus-tratos contra crianças e adolescentes na capital pernambucana.

Na última quarta-feira (6), o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicou um vídeo em que faz denúncias sobre a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet.

Liana Solicitei à Secretaria de Educação do Recife a criação de uma campanha educativa permanente nas escolas da rede municipal com foco na prevenção da exploração e do abuso sexual. A proposta prevê conteúdos adaptados a diferentes faixas etárias, abordando temas como toque seguro e toque abusivo, canais de denúncia e fortalecimento da rede de proteção, além da participação ativa das famílias em rodas de conversa e formações.

Segundo Liana, a adultização, fenômeno que antecipa de forma indevida comportamentos e responsabilidades próprias da vida adulta, fragiliza a infância e expõe meninos e meninas à violência. 

“A perda da infância não é um destino inevitável, é consequência da omissão do poder público e da normalização de práticas abusivas. Precisamos agir para garantir que nossas crianças tenham o direito de viver plenamente essa fase da vida”, afirmou a vereadora.

Em outro requerimento, a parlamentar faz um apelo ao Tribunal de Justiça de Pernambuco para que forneça dados estatísticos sobre processos de destituição do poder familiar motivados por maus-tratos, ocorridos na Comarca do Recife nos últimos cinco anos. 

A solicitação busca detalhar a incidência por bairros, tipos de violência e evolução anual, com o objetivo de subsidiar políticas públicas mais efetivas.

As duas iniciativas dialogam entre si, pois combinam prevenção, educação e diagnóstico do problema

“Não basta agir depois da violência. É preciso evitar que ela aconteça e, para isso, precisamos de informação, mobilização comunitária e atuação intersetorial”, concluiu Liana. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia