Ministros alinham avanços no âmbito do Plano Nacional de Cuidados

Ministro Wellington Dias e ministras Macaé Evaristo e Márcia Lopes conversaram sobre política interministerial durante reunião, nesta quinta-feira (15.05), em Brasília  

Agência Gov | Via MDS
15/05/2025 19:54

O Plano Nacional de Cuidados é uma construção conjunta com vistas a garantir o direito ao cuidado e direitos para quem cuida, a partir de ações integradas nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, educação e direitos humanos. A prioridade das ações, segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, será dada a idosos e pessoas em situação de rua.

Nesta quinta-feira (15.05), o titular do MDS e as ministras Macaé Evaristo (dos Direitos Humanos e da Cidadania) e Márcia Lopes (das Mulheres), estiveram em reunião de alinhamento sobre o Plano Nacional de Cuidados.

“O Plano de Cuidados é uma iniciativa elaborada de forma integrada para atender as pessoas que mais precisam. Chegaremos nos municípios com ações focadas em atender pessoas idosas, mulheres e pessoas em situação de rua. Nossa proposta é que a responsabilidade pelo cuidado seja igualmente compartilhada e valorizada, da mesma forma que queremos garantir que tenham acesso ao cuidado aqueles que necessitem dele”, afirmou Wellington Dias.

A secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, e o secretário-executivo adjunto, Ranniêr Ciríaco, todos pelo MDS, participaram da reunião. O encontro também teve a presença de outros representantes das pastas das Mulheres e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O lançamento oficial do Plano está previsto para o primeiro semestre deste ano. Após essa etapa, será possível dar início ao processo de adesão dos estados, municípios e Distrito Federal, para que possam ter acesso ao apoio do Governo Federal para a elaboração e implementação de planos locais, em consonância à Política Nacional de Cuidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia