NOVA PESQUISA IPEC: veja os votos de Lula e Bolsonaro por região

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto, e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 31%, aponta a nova pesquisa Ipec

Cadastrado por
JC.N10.UOL

Lula lidera na pesquisa Ipec. Bolsonaro aparece em segundo -
 FOTO: TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NÓBREGA/PR

Com Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto, e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 31%, aponta a nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada na noite desta segunda-feira (19).

O petista oscilou um ponto porcentual para cima e o atual chefe do Executivo manteve o número em relação ao último levantamento, divulgado na segunda-feira da semana passada, 12.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida com 7% e 5%, respectivamente.

Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Brancos e nulos somam 5%, e 4% não sabem ou não responderam.

Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 de setembro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente em 181 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00073/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.

Votos em Lula e Bolsonaro por região, segundo pesquisa Ipec

NORDESTE

Lula: 63% (tinha 61% na pesquisa anterior, em 12 de setembro)
Bolsonaro: 18% (tinha 22% na pesquisa anterior)

NORTE/CENTRO-OESTE

Lula: 42% (tinha 40% pesquisa anterior)
Bolsonaro: 38% (tinha 39% pesquisa anterior)

SUDESTE

Lula: 43% (tinha 42% na pesquisa anterior)
Bolsonaro: 32% (tinha 32% pesquisa anterior)

SUL

Bolsonaro: 41% (tinha 41% na pesquisa anterior)
Lula: 38% (tinha 36% pesquisa anterior)

Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste

Na região, não observa-se variações significativas para o primeiro turno, mas, num eventual segundo turno, Lula (PT) conseguiu ampliar sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).



De acordo com os dados do Agregador de Pesquisas JC, Lula tem 57,9% de intenção de voto no Nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro tem 22,44%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,19% e Simone Tebet (MDB) conta com 3,28%. Brancos e nulos somam 1,8%.

Num segundo turno, Lula conseguiu aumentar sua vantagem sobre Bolsonaro. Desde o início de setembro, o petista vem oscilando positivamente, indo de 62% no dia 1 para 64,8% no dia 12. Trata-se de um crescimento de 2,8 pontos percentuais. O atual mandatário tem 27,4%, enquanto brancos e nulos somam 5,6%.

O cientista político Antônio Lavareda, em tempo, analisou os números apresentados pelo Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer. Confira:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia