GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA MAIS 1000 BOLSAS DE ESTUDO PARA O PROUNI-PE

Diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secti, Carmelo Bastos, o Diretor de
Políticas de CT&I e Competitividade da Secti, Cesar Andrade, o Secretário de CT&I, Lucas Ramos,
e o Presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Alexandre Lira.

O programa é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O Novo Edital amplia alcance dos beneficiados, permitindo a inscrição de estudantes que fizeram ENEM desde 2009

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), divulgou, na manhã desta segunda-feira (21), detalhes do novo edital do Programa Pernambuco na Universidade - PROUNI-PE. Nesta edição 2022.1, o secretário de CTI, Lucas Ramos, anunciou mais mil bolsas dentro do programa de acesso ao Ensino Superior, com valores de R$ 500,00 (quinhentos reais) pagos integralmente pela gestão estadual, do primeiro ao último período do curso. Estudantes que fizeram ENEM a partir de 2009, com nota mínima de 350 pontos, mas sem zerar na redação, estão aptos a participar. As inscrições começam amanhã, dia 22/02, no site prouni.secti.pe.gov.br e se encerram no próximo dia 11/03.

Do total de vagas, 70% são destinadas às carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação (STEM+C), enquanto 30% são para os demais cursos. Vale ressaltar que, neste universo de oportunidades, 20% estão reservadas a mulheres que sofreram violência doméstica ou estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica; estudantes que possuam algum tipo de deficiência física; e professores não licenciados do ensino estadual ou municipal.

“Os recursos são pagos integralmente pelos cofres do Governo do Estado. O que nós queremos é que mais pernambucanos possam concluir os seus estudos numa época em que há um descrédito na Ciência, desinformação e disseminação de fakes. Pernambuco resolveu enfrentar isso com altivez, colocando recursos num programa de acesso à universidade que vai na contramão do que ocorre no Brasil. Dando oportunidades aos que mais precisam, o governador Paulo Câmara está inaugurando vida, na vida das pessoas”, destacou Lucas Ramos.

O Diretor de Políticas de CTI e Competitividade, Cesar Andrade, deu mais detalhes sobre o alcance do PROUNI-PE. Segundo ele, o programa tem um total de 36 instituições credenciadas em todas as regiões de desenvolvimento do Estado, o que dá um leque de até 90 cursos à disposição dos interessados. “O Prouni-PE é o maior programa de bolsas do estado voltado para estudantes de instituições privadas de Ensino Superior, incluindo as autarquias municipais”, declarou, ressaltando o compromisso do Governo com a Educação.

O Edital 2022.1 do PROUNI-PE amplia seu alcance de beneficiados através de uma adequação à renda per capita familiar mínima exigida dos participantes, antes restrita a até um salário mínimo e meio. Na hipótese de não preenchimento pleno das bolsas de estudo nessa faixa salarial, haverá a inclusão de pessoas com renda de dois salários-mínimos, avançando, gradualmente, para estudantes com até quatro salários per capita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia