Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga e Jataúba são beneficiadas com Ações de Cidadania

Ação de Cidadania reúne serviços úteis para a população em forma de mutirão.
Foto de Marina Paiva/SPVD

Eventos vão seguir protocolos rígidos de segurança sanitária e oferecer serviços de documentação, saúde, assistência social, difusão de políticas públicas, do Detran e muito mais

Três Ações de Cidadania estão programadas para acontecer na próxima semana no Agreste. Os eventos são parte do Programa Governo Presente e começam em Santa Cruz do Capibaribe, na quarta-feira (dia 2). Na quinta-feira (dia 3), será realizado em Taquaritinga do Norte e, na sexta-feira (dia 4), é a vez do município de Jataúba.

As Ações de Cidadania seguem todos os protocolos de segurança sanitária. O ingresso ao local do evento só é liberado depois que o cidadão ou cidadã mostrar a comprovação de que estão em dia com as vacinas contra covid e documento com foto. As pessoas com 55 anos ou mais devem comprovar que tomaram as três doses da vacina. A temperatura do corpo é aferida e o uso de máscara é obrigatório. Aqueles que estiverem sem máscara podem receber uma doada pelo Programa Pernambuco pela Prevenção.

Os principais serviços são agendados. Esse procedimento é eficaz para dar mais rapidez ao atendimento e também para evitar a formação de filas ou risco de aglomeração de pessoas. Há dispositivos de álcool a 70% em todos os pontos de atendimento, disponíveis para a população.

A participação de secretarias do Estado e do município nas Ações de Cidadania ocorre a partir de articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. O secretário Cloves Benevides considera o evento uma estratégia para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e às políticas sociais. “A Ação é realizada, pelo menos, três vezes por semana, em todas as regiões do Estado e sempre em local público. Representa cidadania e oferece praticidade”, afirma Cloves Benevides.

Os serviços de atualização de documentos, como emissão de carteira de identidade, nova certidão (nascimento, casamento ou óbito), CPF e habilitação são os mais procurados. No evento, são oferecidos testes rápidos para identificação de doença, são oferecidas vacinas do calendário oficial, é feita a difusão de informações sobre políticas públicas, informações sobre cadastros importantes, como a carteira do Idoso, o auxílio Brasil, CAD Único, entre outros. As Ações também contam com um posto móvel do Detran e uma unidade de atendimento da Compesa. Cada Ação oferece, em um único local, cerca de 50 serviços públicos.

Histórico – Em 2021, foram realizados 233.551 atendimentos gerais em Ações de Cidadania, em municípios de todas as regiões do Estado, com uma média de 3.200 atendimentos gerais por evento. O número de atendimentos e de Ações de Cidadania em 2021 é o maior, em comparação a 2019 e 2020.

Serviços:

Ação de Cidadania em Santa Cruz do Capibaribe
Quarta-feira, dia 2, das 8h às 12h
Escola Municipal Lindalva Aragão de Lira
Rua Santa Catarina, 132 - SANTO AGOSTINHO
Agendamento: na própria escola ou no https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento

Ação de Cidadania em Taquaritinga do Norte
Quinta-feira, dia 3, das 8h às 12h
Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva
Rua Pedro de Líra Borges, s/n. Centro
Agendamento: na Secretaria de Ação Social Desenvolvimento e Trabalho ou no https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento

Ação de Cidadania em Jataúba
Sexta-feira, dia 4, das 8h às 12h
Escola Antônio Vieira de Melo
Rua Zacarias José de Melo, s/n. Centro
Agendamento: na Secretaria de Assistência Social ou no https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia