Prefeitura de Santa Cruz realiza ações em prol do Novembro Azul

Foram feitas uma série de atividades na Avenida 29 de Dezembro

Agente de Saúde José Jair tirando dúvidas de alunos do EREM Luiz Alves

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou a abertura oficial das atividades em prol do Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata. A abertura ocorreu na Avenida 29 de Dezembro, com uma série de atividades relacionadas à saúde do homem, como consultas médicas, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicemia, e a realização de palestras de conscientização.

"Queremos fazer com que os homens se conscientizem da importância da prevenção e o Novembro Azul faz parte disso, não somente relacionado a próstata", destacou a enfermeira Caroline Estefane. "Se o homem for num postinho pela manhã em jejum, basta uma simples furadinha no dedo para vermos as taxas de glicemia, para a partir daí vermos o que deve ser feito a seguir. Além disso, temos também as questões de doenças sexualmente transmissíveis, que continuam se disseminando, e é importante sabermos que essas doenças não escolhem rosto ou corpo, então é necessário se prevenir independente da situação."

Enfermeira Caroline Estefane

Um dos pontos discutidos na ocasião foi em relação de que muitos homens não buscam atendimento até de fato estarem passando por problemas de saúde, e o agende de saúde José Jair realizou uma roda de conversa para conscientizar a importância dos exames de prevenção. "A porta de entrada e descoberta de muitas doenças é a Unidade de Saúde, e o agente tem a função de fazer essa busca ativa. Porém, é muito difícil levar esses homens, que quando vêem buscar a Unidade, já estão numa situação crítica de saúde", disse. "O Novembro Azul é um mês de busca, mas nosso trabalho perdura por todo o ano. E é muito importante termos eventos como este, para podermos conscientizar a população e assim evitarmos maiores complicações."

Presente na abertura, esteve o professor Leonardo, que levou quatro turmas de estudantes da EJA para acompanhar as atividades e realizar atendimentos. "Foi uma ação muito importante, e é mais uma oportunidade para que esses homens busquem por esses serviços, pois sabemos que muitos acabam deixando os atendimentos de lado por timidez ou vergonha", destacou.

Nesta semana, de 16 a 19 de novembro, as Unidades de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe continuam realizando ações em prol da saúde do homem no horário estendido do programa Saúde na Hora, onde as UBSs funcionam das 7h às 19h.




Lara Chagas, Tamires Figueiroa e Mariana Aragão








Edição- Jorge Luis
Reportagem- Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia