Vacina de Oxford se mostrou segura na 1ª fase de testes, diz estudo

Pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela revista Lancet; vacina contra a covid-19 está sendo testada no país em 3 mil voluntários

Do R7

Vacina de Oxford está na terceira e última fase de testes em São Paulo e no Rio de Janeiro
pixabay

A vacina de Oxford se mostrou segura na 1ª fase de testes, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (20) pela revista médica Lancet. O estudo se refere a testes clínicos da primeira fase da vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford junto à empresa AstraZeneca e testada no Reino Unido, Brasil e África do Sul. O imunizante é o mais avançado em termos de desenvolvimento, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Cerca de 91% dos participantes produziram anticorpos contra a covid-19 após uma dose única da vacina, afirma a pesquisa. 


Entre 23 de abril e 21 de maio, 1.077 participantes foram inscritos como voluntários para receber a vacina. Uma pequena parcela relatou reações adversas locais e sistêmicas, que foram sanadas com uso de analgésico paracetamol profilático. Os sintomas registrados foram dor, sensação de febre, calafrios, dor muscular e dor de cabeça. Não houve registro de eventos adversos graves.

As respostas de células T, tipo de linfócito, células de defesa do sistema imunológico, atingiram o pico no 14º dia, já as respostas de IgG, anticorpos produzidos pelo corpo em contato com o vírus, aumentaram no 28º. "Esses resultados, juntamente com a indução de respostas imunes, apoiam a avaliação em larga escala dessa candidata à vacina em fase três em andamento", afirma o estudo.

A vacina é composta por adenovírus (um grupo de vírus que causam doenças respiratórias) inativados e proteínas do novo coronavírus. Associadas, as substâncias produzem uma memória de defesa no organismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia