Comissão de Educação faz entrega do prêmio Darcy Ribeiro

O evento também contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares


A Comissão de Educação da Câmara Federal, presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE), realizou, nesta terça-feira (20), a cerimônia de outorga do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A premiação é concedida anualmente, com entrega de diploma de menção honrosa e de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro. O evento também contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, e do governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 

Geralmente os três premiados podem ser personalidades ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. A escolha dos vencedores foi feita pela Comissão no dia 4 julho. Neste ano, as entidades premiadas foram: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne e promove a integração das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal; a Escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR), que oferece programa de educação infantil com metodologia inovadora aplicada desde 2011; e a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves (PI), única escola de ensino médio do município que superou deficiências, falta de estrutura e pobreza e obteve ótimos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Danilo Cabral acredita que a iniciativa é necessária para demonstrar a importância dos profissionais e das entidades educacionais. "É o país, como um todo, que se beneficia e se orgulha do trabalho valoroso e dedicado que nossos homenageados realizam pela educação brasileira", destacou.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, falou sobre a importância da premiação e reafirmou estar à disposição da Casa. “Acredito que a Câmara é um local de debate para fomentar a educação no país”, ressaltou. 

O prêmio Darcy Ribeiro é em tributo ao ex-senador, antropólogo e um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB). No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância; e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.

Postagens mais visitadas deste blog

ZÉ ELIAS CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE O MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTÁ PASSANDO

EDILSON TAVARES, UM OUTSIDER QUE DEU CERTO