PT supera MDB e governará quatro estados; veja quem são os eleitos

Governadores eleitos pelo PT estão apenas em estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. MDB, PSDB, PSB e PSL tiveram três representantes eleitos cada um.

Por Gabriela Caesar, G1

Partidos dos governadores eleitos: gestão de cada UF nas últimas eleições 
Foto: G1 / Alexandre Mauro e Igor Estrella

O PT é o partido que irá comandar o maior número de estados a partir de 2019: quatro. No 1º turno destas eleições, o PT já tinha eleito governadores na Bahia, no Ceará e no Piauí. Com o resultado do 2º turno, Fátima Bezerra (PT-RN) se soma à lista.

Depois do PT, quatro partidos elegeram três governadores cada um. São eles: MDB, PSDB, PSB e PSL. O PSL, de Jair Bolsonaro, por exemplo, estará à frente de Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Já o MDB, que elegeu sete governadores em 2014, deve comandar Alagoas, Distrito Federal e Pará. O PSB conquistou o governo estadual de Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco. Os governadores do PSDB foram eleitos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Partidos que elegeram governadores: comparação dos resultados em 2014 e 2018  
Foto: G1 / Alexandre Mauro e Igor Estrella

Nas eleições de 2014, o MDB teve o maior número de vitórias nas disputas estaduais pelo Executivo, com sete governadores. Na época, as vitórias dos emedebistas foram em Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

Depois do MDB, quatro anos atrás, PT e PSDB elegeram cinco governadores cada um. Os petistas estavam sob o comando de Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Piauí. Já o PSDB tinha eleito representantes em Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e São Paulo.

Governadores eleitos em 2018: 13 estados e o DF tiveram 2º turno neste domingo 
Foto: G1 / Alexandre Mauro e Karina Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

ZÉ ELIAS CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE O MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTÁ PASSANDO

EDILSON TAVARES, UM OUTSIDER QUE DEU CERTO