Corpo de Dona Marisa é velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Ex-primeira-dama morreu na sexta-feira vítima de complicações de um AVC

Painel em velório da ex-primeira-dama mostra Lula e Marisa Letícia sorridentes - Nelson Almeida / AFP

POR GUSTAVO SCHMITT
O Globo

SÃO PAULO - O corpo da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva chegou para ser velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo por volta das 9h deste sábado. Ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se conheceram no local.

Lula chegou ao sindicato pouco antes das 9h. Ele fica o tempo todo ao lado do caixão e abraça a cada um dos que passam por ali. A ex-presidente Dilma Rousseff chegou ao local pouco antes das 12h.



Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o abraço do senador Lindbergh Farias durante velório da ex-primeira dama Marisa Letícia, no Sindicato dos Metalurgicos do ABC Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo


Governador do Rio Luiz Fernando Pezão também conforta o petista Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo


A deputada Luiza Erundina foi prestar sua solidariedade ao petista e recebeu um afago Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo


O governador de Minas Gerais Fernando Pimentel, à esquerda, conversa com Lula durante o velório Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo


Ex-presidente recebeu o carinho e apoio de amigos Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

O velório acontece no 3º andar do prédio e inicialmente foi restrito a amigos e familiares. Só por volta das 10h30 foi permitada a entrada do público. Em cima do caixão foram estendidas as bandeiras do Brasil e do PT.

Ao longo da manhã, diversos políticos foram prestar solidariedade à família do ex-presidente: o ex-ministro Luiz Dulci, diretor do instituto Lula, o presidente do PT Rui Falcão, o ex-vice-presidente da Câmara Waldir Maranhão (PP-MA), os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), além de ex-ministros dos governos petistas como Miriam Belchior, Miguel Rosseto, Juca Ferreira, Gilberto Carvalho e Paulo Vanuchi.

Militantes do PT fizeram fila para prestar as últimas homenagens à ex-primeira-dama. Em um mural que foi colocado no hall do prédio, eles escrevem mensagens de apoio ao ex-presidente. Em alguns momentos, equipes de imprensa foram hostilizadas.

O corpo de Dona Marisa deixou o Hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde ela estava internada desde o dia 24 de janeiro, por volta das 7h30. Após o velório que deverá se estender até às 15h, o corpo será cremado no Cemitério Jardim da Colina, também no ABC, numa cerimônia reservada à família.

Dona Marisa, de 66 anos, morreu nesta sexta-feira vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, decorrente do rompimento de um aneurisma que ela tinha no cérebro, diagnosticado há cerca de dez anos. O protocolo de morte encefálica foi concluído após dois exames confirmarem a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais.

A ex-primeira dama passou mal no apartamento em que morava em São Bernardo do Campo. Ela foi imediatamente levada a um pronto-socorro local, onde foi constatado o AVC. Em seguida, a mulher de Lula foi transferida de ambulância para o Sírio-Libanês, na capital paulista. Ela chegou ao local consciente. Desde então, estava internada na UTI. Na quarta-feira houve uma piora em seu estado de saúde e exames apontaram que ela não tinha mais fluxo cerebral.

O presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias. Temer e a esposa, Marcela transmitiram condolências à família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia