Governo de Pernambuco inicia licitação para dragagem do Rio Beberibe


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh PE), deu início ao processo licitatório para contratação da obra de dragagem do Rio Beberibe, entre o Recife e Olinda. O edital está disponível a partir desta quarta, 28, na internet (www.portaldecompraspublicas.com.br e www.cehab.pe.gov.br). 


Será desassoreado um trecho de 5,5 quilômetros de extensão, entre a Avenida Cidade do Monteiro, em Porto da Madeira, Zona Norte do Recife, e a Escola de Aprendizes Marinheiros, em Olinda. A obra de dragagem, a maior já realizada no Rio Beberibe em 40 anos, tem valor estimado de R$ 147.441.140,98. 


O aviso de licitação, publicado no Diário Oficial na terça (27), contempla obras de engenharia de macrodrenagem, dragagem por sucção, recomposição e ampliação da calha do Rio Beberibe. A abertura das propostas está marcada para o dia 2 de março, às 10h. 


“Esta obra representa dignidade para quem vive às margens do Beberibe e convive, a cada inverno, com o medo da chuva e do rio. Estamos enfrentando um problema histórico com uma intervenção estruturadora. Cuidar do rio é, acima de tudo, cuidar das pessoas que vivem ao seu redor”, considera Pedro Ribeiro, secretário executivo de Periferias da Seduh PE.


O trecho a ser dragado atualmente apresenta, além de assoreamento, redução da capacidade hidráulica, processos erosivos nas margens, ausência de manutenção preventiva e impactos ambientais e sanitários. 



De acordo Rafaella Dantas, diretora de Obras da secretaria executiva de Desenvolvimento Urbano da Seduh PE, esses são fatores que contribuem para a ocorrência recorrente de inundações e para a degradação da qualidade de vida da população ribeirinha. “Com essa intervenção, estaremos reduzindo os riscos de alagamento e, ao mesmo tempo, recuperando o rio”, afirma.


Principais Intervenções previstas:


- Dragagem  para remoção de sedimentos e desobstrução da calha;

- Recomposição e regularização do leito e das margens;

- Ampliação da seção hidráulica em trechos críticos;

- Estabilização de margens e taludes;

- Remoção de resíduos sólidos e vegetação invasora;

- Ações de recuperação ambiental e urbana do entorno do rio


A obra de dragagem se soma a outras intervenções do Governo do Estado na Bacia do Rio Beberibe. Está em funcionamento um Posto Territorial, estrutura que marca o início do Projeto Periferia Viva no território de Peixinhos, num trabalho em conjunto com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Periferias, vinculada à Seduh PE.


O local acolhe entidades e equipes de assessoria técnica que estão à frente das intervenções urbanísticas na localidade. Também é um ponto de atendimento à população para tirar dúvidas e realizar plantões e reuniões com o intuito de estimular a participação da comunidade, gestão pública e outras entidades envolvidas no trabalho de melhoria da região.


Em parceria com o Balcão de Direitos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH-PE) também são oferecidos periodicamente serviços como emissão de segunda via de RG, CPF e certidões, além de atendimentos relacionados a retificações, registros tardios e outras demandas civis, ampliando o acesso da população a seus direitos básicos.


A Seduh PE realiza ainda em Peixinhos ações do  Reforma no Lar, modalidade do programa Morar Bem PE. Imóveis de famílias com renda inferior a dois salários mínimos que atendem os critérios de adesão ao Reforma no Lar recebem melhorias de até R$ 18 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”