Prêmio de audiovisual da UNESP anuncia Pernambuco na categoria “Melhor Videoclipe”
Nesta quinta-feira (16), foram divulgados os indicados à 11ª Edição do Loco de Ouro, a maior premiação de audiovisual universitário do Brasil. Realizada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), a cerimônia terá, entre os concorrentes, o videoclipe “Mágoa Abaixo”, do cantor pernambucano Levi Oficial. Nomeado à categoria de Melhor Videoclipe, projeto pode trazer, pela primeira vez, a estatueta para a música brega do Estado. Premiação acontece no próximo dia 29, às 18h, em Bauru, São Paulo.
O videoclipe é um projeto inédito produzido por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Articulando música periférica e literatura acadêmica, o roteiro adapta conto publicado em livro de Hélio Marques Pajeú, professor da instituição. Enquanto o texto original narra a solidão em testemunhar uma pessoa amada caindo no mundo das drogas, a adaptação para às telas aprofunda a história, trazendo novos cenários, tramas e um flash-foward das consequências graves da dependência química.
Segundo os idealizadores, esta é uma pauta urgente a ser abordada no movimento brega do Recife, que compõe gêneros periféricos como brega romântico, brega funk e batidão romântico. “A última vez que alguma dependência química foi apresentada como negativa no brega foi em um clipe da Banda Nova Reação, lançado há mais de 13 anos”, afirma Levi Oficial. “Desde então, especialmente com o advento das mídias sociais, o abuso de substâncias tem sido tratado como sinônimo de status, com cantores-influencers induzindo o público jovem das favelas ao uso inconsequente”, relata o cantor.
O videoclipe de Mágoa Abaixo foi lançado sob o selo independente DomyFilms e conta com participação da atriz Natália Júlia, direção de Dominyque Regison e Thales Martins - estudantes de jornalismo na UFPE, e assistência de produção de Naldo Araújo, Gildo Francisco, João Victor e Jefferson Pereira. As gravações foram realizadas em quatro comunidades de Pernambuco e contaram com o apoio de pequenos negócios locais.
O projeto nordestino concorre à categoria de Melhor Videoclipe contra as produções Empty Love e Derby Louco. Se vencer, será a primeira estatueta do brega pernambucano em uma premiação de audiovisual nacional. O 11º Loco de Ouro acontece no dia 29 de outubro, à partir das 18h, no Anfiteatro Guilhermão (Campus Bauru da UNESP), com transmissão simultânea pelo canal do Youtube da FAAC webTV: https://www.youtube.com/@faac_webtv.
Comentários
Postar um comentário