Inscrições abertas para curso gratuito de capacitação em varejo para jovens e público 50+
Última turma de 2025 começa na primeira semana de novembro pela Escola Social do Varejo, com vagas para Pernambuco. Formandos recebem apoio para inserção profissional no varejo
A Escola Social do Varejo (ESV) está com 84 vagas disponíveis para o programa de formação gratuita em Pernambuco. Haverá seleção para jovens entre 17 e 29 anos, além de pessoas com idade entre 50 e 65 anos, que queiram se qualificar e trabalhar no varejo. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Carrefour Brasil e o Instituto Aliança, que prepara e desenvolve pessoas para o mercado de trabalho, com foco no setor varejista.
As aulas iniciam na primeira semana de novembro. Atualmente, o curso é oferecido em modelo EAD (ensino à distância), durante meio período, de segunda a sexta-feira, com atividades online e dois encontros presenciais. A formação terá 150 horas de duração, abordando os temas de desenvolvimento pessoal e social, contexto das relações do varejo, tecnologia da informação e comunicação e atividades extras de preparação para processos seletivos e vivência prática em lojas do Grupo Carrefour.
Durante o programa, participantes da ESV recebem apoio e orientação na busca por oportunidades de emprego e inserção no mercado, em várias empresas do setor varejista. O certificado de conclusão do curso de extensão é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Seleção
Para participar da seleção, os candidatos devem ter entre 17 e 29 anos ou 50 e 65 anos, estar cursando o 3° ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos, disponibilidade de um turno e o desejo de atuar dentro do varejo. Os selecionados recebem um tablet com acesso à internet emprestado, para conectividade para uso durante as aulas online e benefícios como auxílio-transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais.
Etapas do processo
Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no link: https://institutoalianca.org.
Após o preenchimento, o candidato é direcionado para o grupo da ESV e a equipe local entra em contato para agendar um bate-papo online em que é apresentado a formação e os candidatos se apresentam a fim de confirmar os requisitos informados acima. Para fazer parte, basta estar dentro dos requisitos, ter disponibilidade de horário para as aulas e vontade de trabalhar no varejo.
Três Estados
Ao todo, o programa disponibiliza 750 vagas, divididas em três turmas ao longo do ano, nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará. Totalmente gratuito e financiado pelo Grupo Carrefour Brasil, o programa existe desde 2010 e já formou mais de 15.000 jovens no país, preparando-os para o mercado de trabalho com foco no setor varejista.
A iniciativa complementa outros programas do Grupo Carrefour Brasil na luta para a redução das desigualdades sociais pelo fomento à geração de renda e empregabilidade. “Como o maior varejista alimentar do país, entendemos e assumimos a responsabilidade de contribuir para a transformação da sociedade por meio de projetos como a Escola Social do Varejo, que atuam na redução das desigualdades e trazem oportunidades de desenvolvimento profissional, crescimento e autonomia para jovens que estão iniciando suas trajetórias profissionais”, afirma Julia Santos, gerente de investimento social do Grupo Carrefour Brasil.


 
 
Comentários
Postar um comentário