DETRAN-PE: Carnaval com frevo, alegria e educação para o trânsito


A vibração do Carnaval de Pernambuco, marcado pelas manifestações populares, contou com a atuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) que reforçou a educação para o trânsito nas ruas e avenidas com grande concentração de foliões. Foram ações direcionadas para garantir a fluidez e a segurança viária dos pernambucanos, que chegaram a cerca de 40 mil pessoas nos locais de festa. Equipes do órgão se revezaram nos principais polos carnavalescos levando informações e conscientização para um trânsito mais seguro.

As ações, que integram a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, foram realizadas durante o desfile do Galo da Madrugada, na Folia do Papangu (Bezerros) e na praia de Tamandaré (Litoral Sul), além do Recife Antigo, Olinda e Boa Viagem. As atividades ocorreram por meio de abordagens em bares, restaurantes, camarotes, hotéis e pousadas, com entrega de material educativo dando destaque para a prevenção e comportamento seguro na condução de veículos, principalmente, a importância de evitar ingerir álcool e dirigir.

Durante as operações também ocorreram atividades recreativas, entre elas, o uso dos óculos que simulam embriaguez, peça que reproduz as sensações vividas por um motorista alcoolizado, como tontura e vista embaçada. Em todos os locais também houve a realização de testes de alcoolemia, premiando com a medalha “Amigo da Vez”, o folião que não ingeriu álcool, estando apto para conduzir veículos.

Além da atuação móvel, pontos fixos do Detran-PE contaram com atendimento ao público por meio do Detran Itinerante, caminhão equipado com guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso à Internet. No local foi possível emitir Nada Consta, taxas, multas e fazer agendamento de serviços. O espaço também serviu como ponto para obter informações sobre processos em andamento e procedimentos do órgão.

Os trabalhos durante o Carnaval contaram com técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, agentes da Fiscalização de Trânsito e profissionais da Gerência de Registro de Veículos. Para os dias de folia foram designados 180 agentes, 38 viaturas, 12 reboques e 38 motocicletas. Na cidade de Olinda, Batedores do órgão ficaram responsáveis pela escolta e liberação do trânsito para veículos de emergência, em parceria com o Serviço Médico de Urgência (Samu). Aliado a tais trabalhos, prosseguiram as operações “Rota de Fuga” e “Trânsito Seguro”, voltadas para coibir o desrespeito às normas de trânsito.

A atuação do Detran-PE, seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, contou com a parceria do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Operação Lei Seca, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e Polícia Militar de Pernambuco. As atividades tiveram início já no período pré-carnavalesco com blitz educativas em pontos das cidades do Recife e Olinda, e foram finalizadas na quarta-feira de cinzas, fechando o período de folia com destaque para o respeito à sinalização e a legislação de trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia