Biden, Macron e Fernandez: líderes mundiais repercutem vitória de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, neste domingo, com 50,88% dos votos. Ele derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, que marcou 49,12%

FA Francisco Artur
Correio Braziliense

(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)


“Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", escreveu Biden, em nota da Casa Branca divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, neste domingo, com 50,88% dos votos. Ele derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, que marcou 49,12%

A vitória do petista também foi comentada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar Lula como eleito, o líder francês usou as redes sociais para felicitar o próximo presidente brasileiro.

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, publicou.

Outro líder de um país membro da União Europeia, o presidente da Espanha também sinalizou para Lula. “Parabéns, Lula, pela vitória nesta eleição na que o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro", escreveu Pedro Sanchez no Twitter.

Entre as nações da América Latina, Lula foi parabenizado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que associou a vitória do petista a “um novo tempo para a história” do continente. “Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse o líder da Argentina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia