Romaria de Frei Damião começou nesta quinta (30) em São Joaquim do Monte

Depois de investimentos na infraestrutura da cidade, a expectativa da prefeitura é de receber 100 mil romeiros nos quatro dias de festa

Frei Damião. Imagem: Encontro com Cristo/Reprodução

Tradicional no município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, a 25ª Romaria do Frei Damião começou nesta quinta-feira (30) com a Caminhada de Velas, às 19h30. A programação do evento religioso, que vai até o dia 2 de setembro, conta com procissões, confissões, terços e louvores. Depois de investimentos na infraestrutura da cidade a expectativa da prefeitura é de receber até 100 mil romeiros durante os quatro dias de festa.

A Romaria de Frei Damião de Bozzano foi criada em 1993, com idealização do padre Pedro Antônio Filho, religioso com passagem por São Joaquim do Monte e atualmente pároco de Taquaritinga do Norte, no Agreste. O homenageado é um frei capuchinho italiano que serviu em diversas cidades do Nordeste durante 66 anos. Nos três primeiros anos de evento, o próprio Frei Damião chegou a participar da romaria. Ele deixou de frequentar o evento quando já apresentava a saúde debilitada, nos anos anteriores à sua morte, em 1997.

Depois do falecimento do religioso, o evento ganhou ainda mais força. Durante os dias de festa, os católicos enchem as ruas da cidade, principalmente as ladeiras que dão acesso ao Santuário de Frei Damião, onde está o monumento do Missionário do Nordeste. A coordenação do evento é feita pela Diocese de Caruaru e pelo padre Isael Torres, atual pároco de São Joaquim do Monte.

O domingo é considerado o dia principal de festa, já que é comum a cidade receber caravanas de religiosos de outros locais. É o dia em que acontece a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros. Há quem reze o terço, quem caminhe descalço e quem apenas acene o chapéu de palha em sinal de agradecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara