Romaria de Frei Damião começou nesta quinta (30) em São Joaquim do Monte

Depois de investimentos na infraestrutura da cidade, a expectativa da prefeitura é de receber 100 mil romeiros nos quatro dias de festa

Frei Damião. Imagem: Encontro com Cristo/Reprodução

Tradicional no município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, a 25ª Romaria do Frei Damião começou nesta quinta-feira (30) com a Caminhada de Velas, às 19h30. A programação do evento religioso, que vai até o dia 2 de setembro, conta com procissões, confissões, terços e louvores. Depois de investimentos na infraestrutura da cidade a expectativa da prefeitura é de receber até 100 mil romeiros durante os quatro dias de festa.

A Romaria de Frei Damião de Bozzano foi criada em 1993, com idealização do padre Pedro Antônio Filho, religioso com passagem por São Joaquim do Monte e atualmente pároco de Taquaritinga do Norte, no Agreste. O homenageado é um frei capuchinho italiano que serviu em diversas cidades do Nordeste durante 66 anos. Nos três primeiros anos de evento, o próprio Frei Damião chegou a participar da romaria. Ele deixou de frequentar o evento quando já apresentava a saúde debilitada, nos anos anteriores à sua morte, em 1997.

Depois do falecimento do religioso, o evento ganhou ainda mais força. Durante os dias de festa, os católicos enchem as ruas da cidade, principalmente as ladeiras que dão acesso ao Santuário de Frei Damião, onde está o monumento do Missionário do Nordeste. A coordenação do evento é feita pela Diocese de Caruaru e pelo padre Isael Torres, atual pároco de São Joaquim do Monte.

O domingo é considerado o dia principal de festa, já que é comum a cidade receber caravanas de religiosos de outros locais. É o dia em que acontece a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros. Há quem reze o terço, quem caminhe descalço e quem apenas acene o chapéu de palha em sinal de agradecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia