Desfiles conceituais e palestra de Ronaldo Fraga marcam o segundo dia do Estilo Moda Pernambuco


(crédito: Fox Flash Studio)

A moda vai além do vestir. É arte, é ideia, é expressão. E nesta sexta (27), na segunda noite do Estilo Moda Pernambuco, que vai até esta segunda (30) no Moda Center Santa Cruz, esse conceito foi fortalecido para os presentes. O estilista Ronaldo Fraga, um dos maiores nomes da moda nacional e destaque internacionalmente, apresentou a palestra “Moda: bandeiras para o vestir”, onde abordou a multiplicidade da moda. “Ela é um vetor diverso, que engloba história, política, economia. E, por isso, dentro dela não existe apenas um formato de negócio”, afirmou.

Ele destacou que a produção de confecções precisa se reinventar. “Ninguém precisa comprar roupa. Temos roupas produzidas para uns 300 anos. Mas a gente precisa do novo, e por isso é importante pensar além da peça, da loja. A moda está pedindo pelo amor de Deus para a gente libertá-la da roupa”, pontuou. O mineiro deu como exemplo o seu Grande Hotel Ronaldo Fraga, espaço que reúne moda e gastronomia. “Lá você encontra uma boa comida, um bom vinho, e até uma boa roupa. É um lugar que proporciona uma experiência”.

Ronaldo ressaltou ainda a necessidade de se investir na diversidade. “A gente tem feito isso muito mal, é preciso humanizar o processo, pensar em todos os corpos. A representatividade é de extrema importância”. Para o estilista, é fundamental trazer mágica para o que é feito, “mas a mágica da vida real. Aquele padrão da modelo magérrima já não serve mais, as pessoas querem se ver, se reconhecer”.

Responsável por abrir a noite, Jorge Feitosa apresentou a coleção masculina “Cheidepraquêisso”, que traz a ideia de exagero, absurdo, aglomeração, das montanhas e montanhas de matérias primas e até de produtos prontos, que estão parados, estocados, esquecidos em centenas de lugares, e que poderiam ter um destino comercial de fato. As peças apresentam recortes e mistura de texturas, em cores suaves, como o branco, o off-white e azul bebê. Na modelagem, destaque para as peças oversized, como macacões e camisas.

Já a MultMalhas trouxe os cantores Gustavo e Ana Júlia – esta última, ex-participante do The Voice Kids – cantando “Circle of Life”, do filme O Rei Leão, para apresentar o tema do desfile, África Natural”. Estampas de florais e folhagens grades, barrados, listrados de carias cores, e mix de estampas, poás, brilho, lurex, plásticos e transparências foram usados nesta linha. Destaque para os vários tipos de linho em cores e estampas, tons terrosos e crus representam essa tendência. Os shapes com bastante vazados, fendas e amarrações. Bolsos grandes e modelagens tipo cargo, abotoamento, lapelas, abas e reatas. Conjuntinhos coordenados em cores candy, calças pantalona e croppeds com cordões e esfiapados nos acabamentos, transpassados nos decotes. Ganham espaço também babados em camadas no tule e canelados leves. Pespontos e contrastes nas estruturas tipo alfaiataria. Nas cores, destaque para o lavander, lilás e tons adocicados.

A venda dessas obras será revertida para uma instituição filantrópica em Bié-Angola, cujo trabalho é direcionado a alimentação, assistência de saúde, escolaridade e ensino cristão a crianças em situação de pobreza. A Aldeia Nissi desde 2008 vem transformando e trazendo vida a essas crianças, que antes não tinham perspectiva nenhuma de futuro.

Já a Michelle Lingerie apostou em requinte na sua moda íntima. A renda aparece em peças sensuais, mas sem abrir mão do conforto. Os sutiãs aparecem em novos desenhos, que lembram tops, podendo ser usados até como outwear, e não só underwear. Entre as calcinhas, destaque para as hot pants. Na cartela de cores, preto, vermelho, branco e marinho. A Anny Evelyn trouxe apenas duas estampas – uma que lembra patchwork e uma floral tropical -, mas mostrou como se diferenciar através das modelagens, ora amplas, ora mais próximas ao corpo. As pantalonas e pantacourts ganharam amarrações frontais. Para neutralizar, tops croppeds pretos no estilo ciganinha.

A Maria Bella uniu o vintage e o moderno na sua linha de moda praia, mas que vai para o dia a dia na forma de body. O preto e branco apareceu com força total, aliado a estampas de poás dos mais diversos tamanhos. Babados de todos os tamanhos tiveram destaque, em cores como o roxo e o verde menta, em lycras acetinadas, no estilo dos anos 80. O último desfile da noite foi da Iska Viva, que inovou ao trazer apenas uma estampa, de folhagens, em todos os seu itens de moda praia. O maiô com recortes ganhou várias versões, e, entre os biquínis, o hot pant marcou presença. Mas destaque mesmo foi para a performance das modelos, que dançaram ao som de Ludmilla, assim como a proprietária da marca, Vera Carvalho, que apareceu de maiô no fechamento da fila. Encerraram a programação o grupo Vitrini Cultural do Centro de Convivência dos Idosos, com muito frevo no pé, e o cantor Renato Marinho, com MPB e pop rock no seu repertório.

Neste sábado (29), o destaque é a cantora e apresentadora Gaby Amarantos, que integra a programação em dose dupla: com o talk show “Diversidade e inclusão na moda: estratégia de mercado e empoderamento” e com um show da sua mais nova turnê, “Sou + Eu”. A banda Plano Base também sobe ao palco no EMP. Na passarela, desfilam Zuzinha Kids, AB&C, Projeto Coletivo Criativo (Sealive, PJW Jeans, Adepto Jeans, Use Mais, Top Camuflado, Nacan, F&A Jeans, Lua&Mar Surf Wear, Duque Pólo, Atrevida G, Júlia Plus Size, Sagatta, Gizele Lingerie, Disgri Lingerie & Modeladores, Joseane Fashion, Maddu Jeans e Sarah Fitness) e Makital. Os alunos da Faculdade Senac Caruaru mostram a coleção “Cavalo Marinho do Mestre Salu”, e os da Faculdade Senac Recife, a “No banco tem o quê? Tem ganzá, tem rabeca e tem Salu!”, ambas homenageando o músico Mestre Salustiano. O evento começa à 19h30 e é gratuito.

O EMP 2018 conta com o patrocínio de Agreste Tex, o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco (CEAPE-PE), Etikal – Etiquetas e Metais, Multmalhas, Elo, Getnet, Prospera e Santander, com o apoio do Sebrae-PE, Senac-PE, Senai, Associação Santa-cruzense de Contabilistas (Ascont), Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), AD Diper, Sindicato das Empresas do Comércio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe (Sindilojas), Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, CDL Santa Cruz, Certec, Rede.Com, Qualygraf, Treeking, Braztur, Sign Digital, Santa Cruz Charm Hotel, Transbraz e Hotel Moda Center.

Estilo Moda Pernambuco

O Estilo Moda Pernambuco (EMP) é um evento realizado anualmente pelo Moda Center Santa Cruz com patrocínio e apoio da iniciativa pública e privada. O objetivo é promover o encontro entre a indústria confeccionista pernambucana e os clientes atacadistas regionais e nacionais, mostrando o que há de mais importante, moderno e inovador no mercado da moda local. Pretende, ainda, discutir temas atuais do mundo fashion, levar conhecimento aos confeccionistas e divulgar o que é produzido no polo de confecções estado. Em 2018, o evento está na sua terceira edição.

Nas duas primeiras edições, o EMP contou com o desfile de 39 marcas e a participação de mais de 100 mil pessoas, incluindo o público das feiras que aconteceram no período.

Instagram: @estilomoda_pernambuco

Moda Center Santa Cruz

Referência nacional, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A ampla estrutura é composta por seis módulos, que ocupam uma área coberta de 120 mil m², construída num espaço de 32 hectares. O empreendimento reúne mais de 10 mil pontos comerciais, entre lojas (707) e boxes (9.672), onde são comercializadas peças especialmente no atacado. O mix de produtos inclui de itens populares a artigos mais trabalhados.

Durante a alta temporada de compras, o local chega a receber uma média semanal de 150 mil clientes vindos de todo o País. O parque disponibiliza seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, estacionamento gratuito para 6.000 veículos, rede própria de hotéis e dormitórios com mais de dois mil leitos, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e TV e circuito interno de segurança.

Facebook: @modacentersantacruz
Instagram: @modacentersantacruz

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

CARLINHOS DA COHAB: MAIS ÁGUA PARA POÇO FUNDO E APOIO A DIOGO MORAES

PT estadual vota a favor da candidatura de Marília Arraes ao governo

Membros do PSD retornam ao grupo de situação em Santa Cruz do Capibaribe